Em 2022, a F1 apresentou um novo regulamento técnico, uma proposta visando o efeito solo, com carros sofrendo menos influência aerodinâmica da parte superior, assim, podendo se aproximar um dos outros, sem sofrer com o chamado “turbilhão de ar”.
O RB18 se mostrou um dos únicos carros do grid a se adequar às novas diretrizes. Adrian Newey, projetista da Red Bull, em conversa com a revista alemã Auto Motor und Sport, comentou sobre os desafios desta temporada no desenvolvimento do carro.
“Quando li as regras pela primeira vez, há dois anos, fiquei muito frustrado. Elas pareciam extremamente restritivas. Tenho que admitir que tive que mudar de opinião trabalhando nesses carros”, destacou Newey.
“O chassi e a asa dianteira tem muitas restrições, mas depois há também áreas com uma surpreendente quantidade de liberdade [para criar algo novo]. Estas incluem os sidepods e a parte inferior da carroceria.”
“No começo, conosco e a Ferrari, havia duas equipes no mesmo nível, e no final da temporada a Mercedes estava ficando mais forte. Para ser honesto, eu esperava lacunas maiores.”
“Isso significa que nenhum de nós está absolutamente certo e deve haver algo melhor. Continuaremos a desenvolver nosso conceito porque o conhecemos melhor. Mas não ouso dizer se nosso caminho é o melhor. É bem possível que alguém surja com uma ideia melhor”, apontou o projetista da Red Bull.