Durante toda a temporada 2022, a Ferrari foi amplamente criticada por seus erros, mas o piloto da Fórmula E, Sam Bird, afirmou que a equipe italiana realizou uma ‘masterclass de estratégia’ no GP de Abu Dhabi para ajudar Charles Leclerc conseguir o P2 na classificação de pilotos.
Tendo começado a temporada de maneira muito forte, e liderado a classificação no início do ano, parecia que a Ferrari e Leclerc eram os favoritos aos títulos em 2022.
Mas à medida que erros de confiabilidade e estratégia começaram a acontecer continuamente, a Ferrari decaiu, ao mesmo tempo que a Red Bull e Max Verstappen passaram a evoluir cada vez mais.
No final a Red Bull e o holandês ficaram com os títulos de construtores e pilotos.
Mas na última corrida da temporada em Abu Dhabi no final de semana passado, a Ferrari executou uma excelente estratégia e ajudou o monegasco a garantir o P2 no campeonato de pilotos.
Bird afirmou: “Eles (Ferrari) em um raro momento este ano, fizeram uma masterclass de estratégia”, disse ele ao podcast Checkered Flag da BBC.
“Acho que tiro o chapéu para a Ferrari, eles acertaram. Eles venceram um carro que era mais rápido do que eles, através da estratégia. A parada única funcionou para Leclerc. Ok, eles precisaram de um pouco de sorte para fazer isso, mas eles fizeram o trabalho, e Leclerc saiu como vice-campeão.
Embora os Tifosi, da Ferrari, tenham ficados desapontados por não lutar pelo título este ano, Bird avalia que o vice-campeonato na classificação, é um bom resultado para uma equipe que chegou em 2022 sem vencer uma corrida desde 2019.
“Foi um passo à frente. Esse P2 foi absolutamente um passo à frente”, disse Bird. “Ser vice-campeão é um avanço para a Ferrari, e para Charles Leclerc também. Essa é uma equipe que saiu de alguns anos realmente decepcionantes, uma equipe que saiu de algumas temporadas desafiadoras, então eles estão avançando.”
“Mas agora eles podem ir mais longe e realmente desafiar a Red Bull? Estávamos todos empolgados no Bahrein, pensando que a Ferrari iria realmente lutar contra a Red Bull este ano. E simplesmente isso não se concretizou. A Red Bull foi de longe a melhor equipe”, encerrou o piloto da Fórmula E.