O piloto da McLaren, Lando Norris, concorda com Max Verstappen que a Fórmula 1 deveria se ater às corridas de domingo, especialmente em pistas como Interlagos, e deixar um pouco de lado as corridas sprint.
No GP de São Paulo, no Brasil, será realizada o penúltimo GP da temporada 2022, e também a última corrida de qualificação (sprint) do ano.
Isso significa que, em vez do segundo treino livre na sexta-feira, os pilotos farão a qualificação tradicional, e no sábado, será realizada a corrida sprint com 100 km, que definirá o grid para o GP de domingo.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Norris concorda com os comentários recentes de Verstappen, de que a Fórmula 1 deveria focar apenas nas corridas de domingo. “Cresci vendo a Fórmula 1 ter uma qualificação depois dos treinos livres, e a corrida no domingo. É assim que a F1 é”, disse o piloto da McLaren, conforme citado pelo GPFans.
“Então, de certa forma, estou com Max nisso.” Mas, dito isso, o britânico afirmou que o impacto de uma corrida sprint, também é determinado pela natureza do circuito.
“Nas pistas corretas, eu não me importo. Como na Áustria ou em Monza, pistas nas quais você pode realmente correr. Interlagos não é a pista mais fácil para a maioria das pessoas correrem”, acrescentou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Porém, na temporada passada, Lewis Hamilton mostrou o que pode ser alcançado em um fim de semana com uma corrida sprint em Interlagos.
Ele alinhou em P20 no grid da corrida sprint em Interlagos, depois que a FIA verificou que seu DRS estava 2 mm mais largo do que o permitido, e acabou chegando na quinta posição na curta corrida de apenas 24 voltas.
Apesar de outra penalidade de cinco posições no domingo, por utilizar um novo ICE, Hamilton venceu o GP com 10,5s à frente de Max Verstappen.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
Mas Norris disse rindo: “Esse foi Lewis em uma Mercedes. Acho que não é para todos. Não é tão simples assim, você tem que olhar para todo o grid”, acrescentou.
Para a próxima temporada, a Fórmula 1 definiu que serão seis finais de semana com corrida sprint, mas ainda não oficializou em quais circuitos isso vai ocorrer.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });