“Primeiro, a liderança do Partido Republicano deve prometer acabar com o despejo massivo de dinheiro por torneira aberta pelo atual Congresso para a Ucrânia”, disse Paul em artigo publicado pela EurasiaReview na segunda-feira (7). “Esta seria uma decisão fortemente apoiada pela base republicana.”
Paul caracterizou o conflito na Ucrânia como uma guerra por procuração entre a Rússia e a OTAN liderada pelos EUA. O término do conflito reduziria a possibilidade “perigosamente alta” da guerra nuclear global, disse o político.
Paul, que é ex-membro do Partido Republicano, é conhecido por posicionamentos não intervencionistas na política externa, tendo defendido inclusive a retirada dos EUA da OTAN e se oposto à invasão do Iraque em 2003, entre outras guerras e intervenções militares instigadas pelos EUA.
As eleições de meio de mandato nos EUA ocorrem nesta terça-feira (8) para determinar o controle da Câmara dos Representantes e do Senado dos EUA. Os republicanos são os favoritos a ganhar maioria em ambas as casas do Congresso.
Kevin McCarthy, líder republicano da Câmara dos Representantes que possui a maioria republicana e que deve se tornar o presidente da Câmara, prometeu não continuar emitindo “cheques em branco” para a Ucrânia.