O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai disponibilizar a realização de 80 exames de PSA para servidores acima de 45 anos. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, lançada pelo presidente da instituição, conselheiro José Carlos Novelli, durante a sessão ordinária desta terça-feira (1°).
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT). “O objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata por meio da campanha, mundialmente simbolizada por um laço da cor azul”, disse o presidente.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina. A estimativa é de que a doença mate um homem a cada 38 minutos no Brasil. Assim, para cada ano do triênio 2020/2022, devem ser diagnosticados no país 65.890 novos casos.
A ação na Corte de Contas considera, dentre outros, uma porcentagem preocupante: só 50% dos homens só procuram tratamento para um problema de saúde quando um sintoma atrapalha a sua rotina. Vale destacar que os exames serão realizados nos dias 9, 10 e 11 de novembro.
Além disso, para cumprir com a missão de orientar os servidores, o TCE-MT reforçará o debate sobre o tema, compartilhando informações sobre a prevenção da doença. A fachada do Edifício Marechal Rondon também será iluminada com a cor azul.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui