Turquia chega a acordo com Rússia para criação de um centro de distribuição de gás


25558386

“Primeiro vamos examinar a nossa parte do trabalho. Já começamos isso. Os amigos trabalham em Botas, Epias [empresas de energia turcas]. Sempre tivemos o objetivo de nos tornarmos um centro de gás e um centro de comércio. Em princípio, chegou-se a um acordo sobre as negociações. Primeiro precisamos terminar o trabalho do nosso lado”, disse o ministro.
Nesta terça-feira (25), Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo, disse que o gasoduto Turkish Stream (Corrente Turca) tem um sério potencial de expansão, se for necessário.
“De fato, a Turquia é atualmente um dos maiores destinatários do gás russo. Agora estamos conectados com a Turquia por um dos maiores sistemas de gasodutos, Corrente Turca, que tem um sério potencial de expansão, se necessário”, disse o representante do Kremlin.
Em 12 de outubro o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o seu país poderia redirecionar o volume de gás que agora não pode fornecer através dos gasodutos Nord Stream (Corrente de Norte) para a região do mar Negro, criando na Turquia um centro de distribuição de gás para a Europa, se os parceiros estiverem interessados.
Técnicos turcos caminham na instalação de armazenamento de gás natural de Silivri, perto de Istambul, Turquia, 7 de janeiro de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2022

Em 14 de outubro, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan informou que Ancara tomará as medidas necessárias para garantir a segurança do projeto, afirmando que a Turquia “parece ser o local mais adequado para este centro de distribuição”.
Anteriores Podcast Parque Fechado: Verstappen vence e Red Bull garante campeonato de construtores nos EUA
Próxima “As policiais militares merecem nosso reconhecimento pela coragem e garra que têm”, destaca a primeira-dama