Existe uma “versão secreta” do Chevrolet Onix que não está no site e também passa despercebida nas concessionárias. Nos referimos à configuração Log, em que o hatch compacto se transforma em um furgão sem os bancos traseiros, feito sob encomenda para frotistas.
O Onix Log (uma abreviação de “logística”) é tão misterioso que até seu preço é mantido em sigilo. Autoesporte teve acesso a uma ficha em que o modelo aparece avaliado em R$ 98.290 para o público geral. Mas, como a versão é voltada ao cliente CNPJ, aplica-se 12% de desconto. Dessa forma, o valor praticado é de R$ 87.331.
A Chevrolet também oferece o chamado “desconto corporate”, em que o valor do hatch pode cair ainda mais. A condição será avaliada de acordo com o número de unidades encomendadas pela empresa.
Autoesporte conheceu o modelo de perto para revelar o que há de diferente e inusitado no Onix que você dificilmente poderá comprar. Acompanhe abaixo:
Por fora, o Onix Log é exatamente igual ao hatch que conhecemos. A diferença surge ao abrir as portas traseiras ou o porta-malas. Atrás dos bancos dianteiros, há uma proteção plástica que vai do assoalho ao teto, separando os ambientes e permitindo que a cabine seja utilizada em toda sua amplitude com segurança. Uma janela “espia” permite que motorista e passageiro vejam a carga no furgão.
O banco traseiro sai de cena e dá lugar a uma plataforma plástica antiderrapante. De acordo com a General Motors, o Onix Log pode transportar 1.045 litros e tem 375 kg de carga útil.
O modelo, vale dizer, é baseado na versão mais barata do Onix, com motor 1.0 aspirado flex que entrega 82 cv e 10,6 kgfm com etanol e 80 cv e 10,2 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de seis marchas.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Onix Log faz 9,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, faz 13,8 km/l em circuito urbano e 16,9 km/l em trajeto rodoviário.
O pacote de equipamentos chama atenção. Mesmo sendo um furgão, ou seja, voltado a entregadores, tem central multimídia de oito polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O painel de instrumentos tem dois grandes mostradores analógicos para velocímetro e conta-giros. Entre eles, uma pequena tela digital serve como computador de bordo. Volante multifuncional e ar-condicionado completam o pacote de equipamentos.
Não há “downgrade” em comparação com as demais versões do Onix aspirado. Os painéis das portas dianteira e traseira, por exemplo, são os mesmos da versão de passeio.
Desde que a antiga Montana saiu de linha em meados de 2021, a Chevrolet deixou de oferecer opções baratas para frotas que precisam de carros de transporte. O Onix Log surge para suprir essa lacuna.
Além do Chevrolet Onix Log, só um hatch é vendido no Brasil em versão furgão, visando os frotistas: o elétrico Jac E-JS1 City Cargo (R$ 130.900). O Fiat Mobi já teve uma versão ‘Cargo’ no passado, mas ela não voltou ao catálogo com o lançamento da linha 2025 em fevereiro. Segundo o site Autos Segredos, ela deve retornar a qualquer instante.
Já o novo Renault Kwid E-Tech Cargo foi flagrado recentemente em testes no Brasil. A marca francesa, porém, diz que o modelo não será lançado por aqui.
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Fonte: direitonews