Confirmado desde o início de abril, o retorno da chinesa Geely ao Brasil deverá ser concretizado ainda neste mês de julho. A marca voltará ao país com foco total em eletrificação e terá o SUV médio EX5 como primeiro carro dessa nova fase. Detalhes sobre o modelo vinham sendo mantidos em segredo, mas o próprio site oficial da fabricante acaba de revelar as principais especificações.
A página descreve o modelo por completo e adianta as principais especificações para o mercado nacional. É o caso do motor elétrico, que entregará 218 cv de potência, 32,6 kgfm de torque e, segundo a marca, levará o SUV de 0 a 100 kmh em apenas 6,9 segundos. Destaque ainda para a bateria Short Blade, que terá 60,2 kWh de capacidade, composição em fosfato de ferro-lítio (LFP) e formato alongado e fino.
A autonomia no padrão do Inmetro ainda não foi divulgada (o ciclo chinês indica alcance de 530 km), mas a tecnologia de recarga rápida já está confirmada para o Brasil. De acordo com a Geely, o EX5 se beneficia do sistema DC de até 100 kW e promete carregar 30% a 80% em apenas 20 minutos. O carregamento em corrente contínua é frequentemente usado em estações públicas e pontos rápidos, incluindo rodovias e postos de serviço.
A Geely também adianta em seu site que o SUV terá pacote Adas completo. Desde já, estão confirmados recursos como assistente de permanência em faixa (ajuda a manter o veículo na faixa, mantendo o foco, sem distrações), visão 360° panorâmica (câmeras que projetam uma imagem panorâmica do veículo e ambiente ao redor) e piloto automático inteligente (função Stop & Go, mantendo o veículo em movimento automaticamente).
“Estes são apenas uma fração dos diversos sistemas de condução avançada que estarão ao seu alcance”, diz a marca, dando a entender que haverá ainda mais tecnologias.
Considerado de porte médio, o EX5 (também chamado de Galaxy E5 em alguns mercados) mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. São medidas bastante próximas às do GAC Aion V, recém-lançado no Brasil e com 4,60 metros, 1,85 m, 1,66 m e 2,77 m, respectivamente. O porta-malas acomoda 461 litros com o banco traseiro em posição convencional e 1.877 litros com o encosto rebatido.
A comercialização do EX5 no Brasil será tocada em parceria com a Renault, que já é sócia da Geely em outros mercados, como a Coreia do Sul. Aqui, o acordo firmado prevê a produção de veículos híbridos e elétricos chineses na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Antes disso, porém, o SUV será importado da China e entrará no país pelo Porto de Paranaguá, também no Paraná.
Os pontos de venda, vale lembrar, terão separação física a exemplo do que acontece com as marcas da Stellantis que compartilham parte da rede. O lançamento está programado para acontecer em breve.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews