Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Banco Central (BC) anunciou novas medidas para aumentar a segurança do sistema PIX nesta quinta-feira (6), com alterações no regulamento que afetam a regularidade das chaves utilizadas nas transações. A partir de agora, chaves de pessoas físicas e jurídicas cuja situação não esteja regular na Receita Federal serão automaticamente excluídas do sistema.
De acordo com o BC, as alterações dificultam a ação de golpistas que tentam manter chaves PIX com dados divergentes dos registrados na Receita Federal. Com isso, CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” ou “nula”, assim como CNPJs com situação “suspensa”, “inapta”, “baixada” ou “nula”, não poderão mais registrar chaves PIX.
Além disso, o BC implementou restrições adicionais, como a impossibilidade de alterações no dono das chaves PIX do tipo e-mail e a proibição de mudanças nas informações pessoais vinculadas a chaves aleatórias. Essas medidas visam reforçar a segurança e a confiabilidade do sistema de pagamentos instantâneos, ampliando a proteção contra fraudes e golpes digitais.
Eis a íntegra comunicado do BC:
Fonte: gazetabrasil