Ministra Marina Silva inaugura exposição na Floresta Nacional de Ipanema, em SP


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, inaugurou, nesta quarta-feira (26/2), exposição no Centro de Visitantes da Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema), que se estende pelos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, no interior de São Paulo.

A mostra reúne informações sobre a unidade de conservação, atividades de visitação e condutas responsáveis em ambientes naturais, além de dados sobre a história do local desde a época em que abrigava uma fábrica de ferro até a criação da Flona.

Além da ministra, o evento de inauguração teve a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires; do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; do prefeito de Iperó, Leonardo Folim; e do vice-prefeito de Araçoiaba da Serra, Edilson Domingues.

“O problema da mudança do clima está instalado. Um espaço como esse é pedagógico para que a população aprenda a dar valor à natureza”, destacou a ministra. “A Flona de Ipanema é um patrimônio histórico, natural e cultural dessa região.”

O Centro de Visitantes passou por reforma realizada com recursos recebidos pelo ICMBio em abril de 2023, provenientes de emenda parlamentar concedida pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, quando era deputado federal por São Paulo. No total, R$370 mil foram utilizados para a execução do projeto, que unificou as três salas do centro.

Na reforma, também foi renovada a sinalização dos edifícios históricos que compõem a área da Flona, que agora contam com informações disponíveis em texto bilíngue. Os 30 roteiros de audiodescrição e audioguia estão disponíveis para download aqui.

Antes de inaugurar a exposição, a ministra visitou o Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio), escola de governo vinculada ao ICMBio e voltada à formação de seus servidores.

Hoje, a ACADEBio é responsável pelo planejamento, monitoramento e avaliação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do ICMBio, documento que orienta as ações de desenvolvimento ofertadas aos servidores, alinhado à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

Floresta Nacional de Ipanema

Criada em 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, unidade vinculada ao MMA.

Situada a 120 km da capital paulista, a Flona foi criada no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Sua missão é proteger, conservar e restaurar remanescentes da Mata Atlântica, com destaque para o Morro Araçoiaba e ecossistemas associados. Também busca preservar seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal e o uso público, além de ser referência em integração socioambiental e pesquisa.

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Hamilton elogia velocidade e profissionalismo de Leclerc
Próxima Alimentos em alta: ainda que governo faça dever de casa, 'melhora só no longo prazo' (VÍDEO)