Novo Jeep Compass: o que sabemos da nova geração do SUV que será híbrido


A nova geração do Jeep Compass está prevista para estrear em meados de 2025 nos Estados Unidos. Logo depois, entre 2026 e 2027, o SUV médio também chegará ao mercado brasileiro, conforme apuração do site Autos Segredos. Antes do lançamento, a Stellantis começa a revelar, aos poucos, alguns detalhes do modelo. O primeiro é um teaser que mostra a silhueta do novo Compass, que promete ser maior e ter motorização híbrida plug-in flex no Brasil.

Para adotar esse novo conjunto, o mais complexo dos sistemas Bio-Hybrid prometidos pela Stellantis para o nosso mercado, pois permite recarga externa das baterias, a próxima geração do Compass terá uma nova plataforma. Sai de cena a Small Wide 4×4 e entra no lugar a STLA Medium de 400V. Evolução da matriz EMP2 da extinta PSA, é a mesma base usada pelo novo Peugeot 3008, que teve sua versão elétrica apresentada em setembro deste ano.

Com a nova arquitetura, o novo Jeep Compass será maior que o vendido atualmente. Ainda segundo o Autos Segredos, em dimensões o comprimento deve ficar em cerca 4,54 metros (o modelo atual mede 4,40 m). Já o entre-eixos deve subir de 2,63 m para 2,74 m, enquanto a largura vai aumentar em oito centímetros, totalizando 1,89 m. Dessa forma, promete um maior espaço interno.

As projeções do Jeep Compass de terceira geração que ilustram este artigo, meramemte ilustrativas, foram gentilmente cedidas a esta reportagem por Kleber Silva, do @kdesignag.

O sistema híbrido plug-in que vai equipar a nova geração do Jeep Compass une o motor 1.3 GSE turbo flex de quatro cilindros 16V, o já conhecido T270 ou Turbo 270, de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol, a um motor elétrico dianteiro gerador e outro traseiro de tração, este com 60 cv de potência e os mesmos 27,5 kgfm de torque. É basicamente o mesmo conjunto utilizado pelo Jeep Compass 4xe atual, já vendido no mercado brasileiro com 240 cv combinados.

Importante dizer que, no caso do Compass 4xe, os dados de desempenho correspondem ao conjunto do propulsor elétrico traseiro ao motor 1.3 turbo apenas a gasolina de 185 cv. Seja como for, esses números entregam uma métrica do que podemos esperar na nova geração do SUV, que poderá ser abastecido com etanol, ou seja, será flex.

No Brasil, o conjunto de baterias do novo Compass Bio-Hybrid plug-in terá cerca de 12 kWh de capacidade, chegando a cerca de 50 km de autonomia em modo apenas elétrico. Entretanto, a plataforma STLA Medium também permite versões elétricas e a Stellantis prevê que o novo Jeep Compass terá variantes assim, variando entre 220 cv e 390 cv e com baterias de até 98 kWh.

A promessa é de que a autonomia da nova geração do Jeep Compass elétrico fique entre 500 e 700 km. Além disso, poderá recuperar a bateria de 20% a 80% em 27 minutos em estações de recarga rápida (DC). Contudo, essa configuração não deve chegar tão cedo ao mercado brasileiro, pelo menos não com produção local.

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Como dito, o novo Jeep Compass está previsto para ser revelado já no ano que vem no mercado norte-americano e na Europa. O Brasil ficou para depois na fila, mas é certo dizer que o modelo será nacional com produção concentrada na fábrica de Goiana (PE) a partir do final de 2026, incluindo versões híbridas leves de 48V, o sistema Bio-Hybrid e-DCT, e o Bio-Hybrid plug-in.

Antes da estreia da nova geração, o Jeep Compass atual terá uma opção híbrida leve no Brasil já a partir de 2025. De acordo com apuração prévia da Autoesporte, tanto o Compass quanto o Commander serão equipados com um sistema híbrido leve de 48V com capacidade de emular um híbrido flex pleno (HEV) como o do rival Toyota Corolla Cross.

É importante explicar que o conjunto não chega a ser em si um híbrido pleno (HEV), pois seu motor elétrico é muito menos potente que o da Toyota, de apenas 30 cv, e traciona as rodas em momentos muito mais pontuais de uso, a velocidades até 30 km/h por poucos metros. Neste link, você consegue ver como funciona o sistema em detalhes.

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Fonte: direitonews

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