Charles Leclerc, da Ferrari, liderou a tabela de tempos nesta sexta-feira no Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, mas também acabou batendo em um dia de treinos agitado nas ruas de Baku. A sessão foi marcada por um equilíbrio entre as quatro principais equipes, deixando os fãs com expectativas de uma intensa batalha pelo topo.
Red Bull retorna ao ritmo em Baku
Após um fim de semana complicado em Monza, onde Max Verstappen criticou o desempenho do carro da Red Bull, afirmando que precisavam “basicamente mudar todo o carro”, a equipe parece ter se recuperado em Baku. Verstappen, que se mostrou mais confortável com o carro desde a primeira volta no circuito, afirmou que a Red Bull “pode ser competitiva” neste fim de semana.
Os dados de sexta-feira confirmam essa impressão. A Red Bull liderou as simulações de qualificação e corrida, apesar de perder cerca de 0,6 segundos nas longas retas de Baku, compensando nas curvas, onde o carro se destaca. Além disso, Sergio Pérez, vencedor de duas corridas em Baku, teve seu melhor início de fim de semana desde as primeiras provas da temporada. O mexicano foi o mais rápido da equipe no segundo treino livre, o que o coloca em boa posição para disputar um pódio no domingo.
Ferrari busca consistência apesar do acidente de Leclerc
Apesar de Leclerc ter se acidentado no TL1, a Ferrari continua a mostrar um bom ritmo no circuito de Baku. O monegasco, que largou na pole nas três últimas edições da corrida, liderou o TL2, o que sugere que a equipe estará entre as candidatas à pole position neste fim de semana. No entanto, a Ferrari ainda perde desempenho nas retas em comparação com Mercedes, McLaren e Red Bull.
Embora os dados de simulação de qualificação indiquem que a Ferrari está cerca de dois décimos de segundo atrás dos líderes, há confiança de que a equipe estará na briga pela pole. No entanto, em termos de ritmo de corrida, a Ferrari aparece atrás das principais equipes, cerca de 0,3 segundos fora do ritmo da Red Bull. A equipe também enfrenta o desafio de falta de dados de longas sequências de voltas, já que Leclerc perdeu tempo de pista no TL2 após sua batida.
McLaren busca ajustes
A McLaren terminou a sexta-feira como a quarta equipe mais rápida, mas Lando Norris expressou preocupação com o desempenho do carro, afirmando que estão “bastante longe” do ritmo ideal e que precisou “forçar muito” para conseguir tirar tempo do carro. Isso sugere que a equipe ainda precisa encontrar um melhor equilíbrio para competir no nível esperado.
Apesar dessas preocupações, os dados sugerem que a McLaren pode estar em uma posição melhor do que parece. Eles ficaram apenas 0,31 segundos atrás dos mais rápidos nas simulações de qualificação e a diferença no ritmo de corrida foi mínima, apenas 0,03 segundos atrás das líderes. Oscar Piastri também apresentou um desempenho sólido em sua simulação de corrida, o que pode ser um bom indicativo para a equipe.
Mercedes otimista com Hamilton
A Mercedes teve um dia de altos e baixos. George Russell perdeu tempo de pista devido a uma troca de unidade de potência, o que comprometeu seu desempenho. No entanto, Lewis Hamilton terminou o dia satisfeito com sua performance, descrevendo a sexta-feira como “realmente boa” e destacando que, desta vez, a equipe não precisou recuar em nenhum ajuste importante.
Os dados indicam que a Mercedes está dentro da briga. Eles estão a apenas 0,3 segundos dos mais rápidos nas simulações de qualificação e 0,21 segundos fora do ritmo de corrida, o que os coloca em uma posição competitiva. O circuito de Baku, com suas longas retas e curvas desafiadoras, oferece oportunidades para reduzir essa diferença, e se Hamilton conseguir juntar seus melhores setores em uma volta limpa, ele pode ser um dos principais candidatos à pole position.
Previsão para o fim de semana
Com as quatro principais equipes tão próximas em termos de desempenho, o Grande Prêmio do Azerbaijão promete uma batalha acirrada pela pole e pela vitória. Red Bull parece ter se recuperado e lidera o ritmo de corrida, mas Ferrari, McLaren e Mercedes estão logo atrás, prontos para aproveitar qualquer oportunidade.
Fonte: f1mania