Conteúdo/ODOC – As três adolescentes Ketelly Greasielly Santos Delmon, 12 anos e Whitney Stphane Santos Delmon, 15 anos, e Mylena Nascimento Felix, 12 anos, foram localizadas três dias após terem fugido da Casa Lar, abrigo mantido pela Prefeitura de Cuiabá para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, localizado no bairro Jardim Califórnia.
O Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que Mylena foi localizada na quarta-feira (31) na região do bairro Bela Vista. Já as irmãs Whitney Stphane e Ketelly Greasielly foram localizadas na manhã desta quinta-feira (1).
Segundo relato das próprias menores, elas estavam no bairro Pedra 90 na casa de uma amiga, porém com as divulgações dos cartazes por meio da imprensa e pelas buscas e diligências realizadas pela equipe do Núcleo de Pessoas Desaparecidas, elas retornaram para casa da mãe no bairro Santa Amália em Cuiabá.
As famílias foram orientadas por meio do Núcleo de Pessoas Desaparecidas a apresentar as jovens ao Conselho Tutelar, e o procedimento será encaminhado também à Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) para conhecimento e providências cabíveis.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência esclareceu que as três meninas já têm histórico de evasão das Casas Lares e que foi realizado um Boletim de Ocorrência para acompanhamento do caso e busca das adolescentes.
Em Cuiabá, há 8 unidades de acolhimento, sendo duas para adolescentes. A Casa Lar – Projeto Nosso Lar, do Jardim Califórnia tem 17 adolescentes acolhidas. São menores sob medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidar e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.
Fonte: odocumento