Porsche 911 raro e outros clássicos são leiloados por cifras milionárias


Desde 1993, o Festival de Goodwood acontece anualmente na Inglaterra. O evento de carros clássicos reúne exposições e até leilões de veículos icônicos, bem como itens marcantes do automobilismo mundial. Autoesporte esteve presente durante o leilão de 2024, organizado pela casa Bonhams, onde dez carros foram arrematados por mais de um milhão de reais. Na lista, há modelos de Porsche, Aston Martin, Bentley e Alfa Romeo.

A arrecadação desses veículos totaliza R$ 20,5 milhões na conversão direta. No entanto, o grande destaque da noite foi um Porsche 911 993 Last Waltz (ou “Última Valsa” na tradução). A explicação é que este carro alemão não é qualquer unidade e, sim, a última com motor refrigerado a ar que saiu da fábrica de Zuffenhaussen (Alemanha) em março de 1998.

O esportivo cupê de 1998 foi arrematado por 540 mil libras. Com taxas e impostos o valor final ficou em nada menos que 614.300 libras (quase R$ 4,5 milhões na conversão direta). Na cor azul Ocean, o Porsche 911 Turbo tem apenas 11.029 km no hodômetro e é equipado com o motor 3.6 de 450 cv — mesma potência do Turbo S à época, por exemplo. Pedido especial do comprador…

Esse exemplar em questão foi encomendado por um famoso autor alemão chamado Clauss Vanderborg e tem algumas particularidades, como seis meses de estadia no departamento de personalização da Porsche para ostensiva modificações. As pinças dos freios Brembo, por exemplo, têm acabamento na cor azul, assim como o interior que foi revestido de couro no mesmo tom. Além disso, há uma placa de metal com a inscrição “In memoriam Prof. Ferry Porsche”, nada menos que o designer automotivo da família Porsche, de quem Clauss era amigo.

Vanderborg, no entanto, vendeu o carro menos de um ano depois de comprá-lo. O Porsche foi para no Japão por onde ficou durante 16 anos. Vanderborg vendeu. Em 2015, o Last Waltz foi comprado por uma concessionária na Bélgica e o carro percorreu a Europa inteira durante dois anos em exibições. O 911 foi vendido mais uma vez e o dono seguinte residia no Reino Unido. O último proprietário era um entusiasta belga.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

O leilão de Goodwood ainda foi palco de outros modelos icônicos. O segundo carro com o maior valor de arrecadação foi o Alfa Romeo 8C 2300 Corto Spider, de 1932. O exemplar, na verdade, é uma réplica de alta qualidade feita por especialistas ingleses. Segundo a casa de leilões Bonhams, foram mais de 750 mil libras (quase R$ 5,5 milhões!) gastas em mão de obra e peças exclusivas. O modelo, aliás, é equipado com um motor de oito cilindro em linha (isso mesmo!) de 2.9 litros que foi totalmente restaurado em 2016.

Agora, há também modelos dos anos 80, com aquele clássico design mais esportivo como o Porsche 911 Turbo SE Flat Nose 1986. Este foi arrematado por 178.250 libras, ou seja, pouco mais de R$ 1,3 milhão. O esportivo é equipado com motor 3.3 turbo com mais de 300 cv. Tem interior revestido de couro, vidros elétricos e ar-condicionado.

A lista do leilão também inclui outros modelos como um Aston Martin DB6 Vantage de 1970 arrematado por 207 mil libras (R$ 1,5 milhão), um AC Roadster vendido por 230 mil libras (R$ 1,6 milhão) e um dos mais baratos, um Porsche 911 930 com o lance final de 178 mil libras (R$ 1,3 milhão).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Queimadas no Brasil e estiagem extremam debates climáticos no G20 em Mato Grosso
Próxima STF: Gilmar Mendes mantém conciliação sobre marco temporal mesmo sem indígenas