Literalmente com um olhar cuidadoso sob o trabalhador é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Técnica da Atenção Primária e as Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s), realiza ações na programação do Setembro Amarelo voltadas para o servidor da saúde. Com o tema “Cuidando do Cuidador”, as atividades de relaxamento e bem-estar acontecerão entre os dias 19 e 29 deste mês, na SMS. No período matutino para servidores da SMS, e no horário vespertino, para os da Vigilância Sanitária. As vagas são limitadas, sendo necessário agendar.
“Estaremos ofertando diversos atendimentos e práticas integrativas em saúde, bem como atendimento em psicologia e serviço social. É, sem dúvida, uma maneira de dispensar uma atenção ao colega de trabalho que é um ser que precisa, como todo cidadão. Muitas das vezes só nos damos conta da própria saúde quando necessitamos de atendimento médico. Cuidar do Cuidador, nosso lema, exemplifica isso, ter esse cuidado, zelo, com os profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas”, explicou Wilson Cutas, coordenador técnico da Atenção Primária.
No geral, trata-se de práticas que ajudam a aliviar sintomas de estresse e ansiedade, que associadas a exercícios respiratórios favorecem o estado de paz, melhoram o equilíbrio das emoções, funcionamento do organismo e garantem mais energia no dia a dia. Algumas delas atuam como uma limpeza energética mental e física capaz de melhorar a atenção, percepção e intuição, além de fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios.
Entre as atividades de relaxamento corporal e bem estar disponíveis estão: plantão psicológico, serviço social, Chi Kung, Auriculoterpaia, Shiatsu Massage, Cone/Reflexologia, ventosa ou pedras quentes, escalda pés, Quiropraxia, Reiki, e outras, como a oficina de “Fortalecimento de Vínculos Familiares”.
A proposta, segundo a Responsável Técnica de Saúde Mental da Atenção Básica, Sandra Pinto de Moraes, é de ter um olhar para o trabalhador da saúde, que também merece ser cuidado. “Estão expostos diariamente a dor, doença, a morte do outro. Então, a gente também precisa entender que são seres humanos, e que sofrem de todas essas questões. Esse olhar humanizado também tem que estar para o trabalhador e suas questões de vida, pois refletem no desempenho das atividades”, explicou, pontuando ainda, que o trabalhador é o maior patrimônio de uma empresa ou instituição e que, portanto, deve sempre ter um projeto com esse olhar humanizado para ele.
Os interessados em participar devem se inscrever ou procurar Jéssika Karoliny Ostelony, psicóloga da SESMT. As vagas são limitadas e preenchidas mediante inscrição via aplicativo whatsapp (65)99221-4301 e ordem de chegada.
SETEMBRO AMARELO
Desde o dia 12 deste mês as unidades de saúde de Cuiabá desenvolvem programação voltada para a prevenção ao suicídio. O encerramento será no Horto Florestal, no dia 30, com profissionais que atuam na Atenção Básica, Atenção Secundária e Atenção Terciária da SMS.