EMEB Ana Teresa Arcos Krause ocupa primeiro lugar entre as escolas públicas de Cuiabá no ranking do Ideb


d3082bab7db0da19d6b4839d339b5e72-1

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Teresa Arcos Krause alcançou o primeiro lugar, com 7 pontos, no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 entre as escolas públicas de Cuiabá, estaduais e municipais. A pontuação está acima da meta estabelecida pelo governo federal, de 6. Das dez escolas com melhores avaliações na Prova Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica, cujo resultado compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oito são unidades da rede pública municipal de ensino.

No ranking das escolas com melhores índices na avaliação, divulgado nesta sexta-feira (16), mais quatro unidades da rede pública municipal ocupam as melhores posições, a partir do terceiro lugar: EMEB Antônia Tita Maciel de Campos (6,5); EMEB Profª Rita Caldas Castrillon (6,1); EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo (6); e EMEB Dr. Orlando Nigro (6). Outras 12 unidades aparecem na lista das 24 com as melhores avaliações.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre os resultados obtidos pelas escolas públicas municipais avaliadas no Ideb 2021. Disse que é necessário cautela na apreciação dos números, por refletirem um momento tão atípico, de pandemia, e destacou o fato de que mesmo assim, os índices refletem os investimentos da gestão Emanuel Pinheiro, na Educação. “Na média geral, Cuiabá alcançou 5,6 no Ideb. Cuiabá continua avançando na Educação. Das 10 primeiras escolas públicas com melhores índices no Ideb 2021, oito são do município. Esse resultado reflete os investimentos da gestão Emanuel Pinheiro na adequação dos espaços físicos das unidades, nas ações pedagógicas com a implementação de salas de apoio, aquisição de material pedagógico e formação continuada dos profissionais, visando recuperar as competências e habilidades desejáveis para cada série e disciplina”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. 

A secretária destaca como fatores importantes para esse resultado os Programas de  Alfabetização Cuiabano (ProAC), o de Melhoria da Proficiência (Promp), ambos com material estruturado e, ainda a política municipal de Educação, a Escola Cuiabana, documento que reestrutura as diretrizes educacionais, reorganiza e moderniza os currículos.

Em relação aos anos finais, em 2019 Cuiabá havia alcançado a nota 5 e em 2021, continua em ascensão com 5,1.

Na rede pública municipal de Educação, das 52 escolas que participaram da avaliação, 28 tiveram seus resultados validados. Já que era necessária a presença de 80% dos alunos regularmente matriculados. Vale ressaltar que a Prova Brasil foi realizada em novembro, logo após o retorno das atividades presenciais, quando alguns pais/responsáveis ainda temiam por possível insegurança em função da pandemia. Na rede pública municipal de Educação de Cuiabá a Prova do Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica avaliou estudantes do 5º Ano, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

O que é o Ideb?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação.

Hoje, o índice é o principal indicador da qualidade do aprendizado em nível nacional e um instrumento importante no estabelecimento de metas para a melhoria do ensino.

Anteriores Reunião entre Putin e Xi Jinping ratifica integração no mundo multipolar, diz Maduro
Próxima Aston Villa x Southampton: onde assistir, horário e escalações