Há quase 55 anos, o engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel fundava sua própria fabricante de veículos, 100% nacional, a Gurgel Motores. Em comemoração aos 60 anos de Autoesporte, nossa redação teve acesso a um exemplar do BR-800, considerado o primeiro carro 100% brasileiro. Quer saber mais sobre o modelo? Aperte o play e confira!
O subcompacto brasileiro é equipado com motor desenvolvido pela própria fabricante: um propulsor carburado de dois cilindros contrapostos, que entrega 33 cv de potência e 6,2 kgfm de torque. O câmbio manual de quatro marchas é o mesmo do Chevrolet Chevette.
Por aqui, podemos adiantar algumas curiosidades: esse carro é 50 cm menor que o Renault Kwid, e tem menos de 3,20 metros de comprimento. Já seu entre-eixos é de apenas 1,50 m. O porte compacto unido à suspensão traseira por feixe de molas faz com que o modelo seja propício ao off-road.
O Gurgel BR-800 foi produzido no Brasil entre 1988 e 1991, em Rio Claro (SP). O mais interessante é que esse exemplar não é de coleção! A unidade do BR-800 mostrada no vídeo pertence ao José Antônio, que adquiriu o hatch em 2004. Na época, o modelo tinha menos de 35 mil km rodados, e desde então já foi utilizado em várias viagens. Com pintura bicolor original mantida, o modelo já está com mais de 290 mil km.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews