Segundo o jornal O Globo, que teve acesso ao registro, a carta do representante Diego de Lima Gualda foi apresentada dois dias após Elon Musk, proprietário do X, usar sua conta na rede social para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Gualda, que é advogado e cientista social e político, exercia o cargo desde agosto de 2023. Não há, na Junta Comercial, indicativo de quem vai substituí-lo, relata a mídia.
O representante deixa o cargo em meio a fortes embates entre o bilionário e autoridades máximas do Brasil, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No final de semana passado, Musk afirmou que descumpriria as decisões judiciais de Moraes e liberaria o conteúdo que o ministro mandou bloquear de contas classificadas como disseminadoras de fake news ou que atentavam contra a democracia no Brasil.
Entre essas contas estão as do blogueiro Allan dos Santos, do empresário Luciano Hang, do ex-deputado cassado Daniel Silveira, do jornalista Oswaldo Eustáquio, do ex-deputado Roberto Jefferson, entre outros. Eles são acusados de “propagar ideias antidemocráticas que atentam contra o Estado democrático brasileiro”. Eles negam essas acusações.
Em reação, Moraes determinou abertura de uma investigação contra o empresário e uma multa diária de R$ 100 mil por perfil caso plataforma desobedeça a qualquer ordem judicial.
Desde então, ao longo da semana, Musk fez vários posts debochando e atacando o Judiciário brasileiro.
Ontem (12), ele questionou a indicação de Cristiano Zanin para o STF feita pelo presidente Lula. O dono da rede social fez o comentário em uma postagem da página “The Incorrupt”, que provocou Musk sobre a nomeação do “advogado pessoal” de Lula para o STF.
Mais tarde, Musk respondeu ao comentário de outros usuários sobre o assunto e classificou o caso como um “grande conflito de interesses”. O dono do X também criticou a indicação do ministro Flávio Dino ao STF após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmar que ele era “antigo aliado do partido comunista“.
Lula not only appointed his personal lawyer, as he did the same with his former justice minister, an old ally from the communist party. The brazilian Supreme Court does not respect the Congress. https://t.co/RN6VMdiVjr pic.twitter.com/iYdz4CxupH
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 12, 2024
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que “decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado”. “Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil“, disse o ministro em nota oficial citada pela mídia.
Ontem (12), a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) suspendeu a publicidade institucional realizada no X após os ataques de Musk ao presidente Lula (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes. O presidente também criou uma conta no aplicativo Bluesky em retaliação aos últimos acontecimentos, conforme noticiado.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil