Fiat Titano é irmã da Nissan Frontier? Entenda a origem da caminhonete


Após o lançamento da Fiat Titano, alguns sites e páginas nas redes sociais começaram a compará-la com a Nissan Frontier. A tese é de que a caminhonete lançada no Brasil pela Stellantis seria uma irmã oculta da rival da marca japonesa. Houve até postagens em redes sociais comparando as similaridades de linhas entre as duas, mas a verdade é que não há qualquer parentesco entre elas.

Como você já deve saber, a Fiat Titano deriva diretamente da Peugeot Landtrek, que é vendida em outros mercados da América Latina, com produção no México e no Uruguai. Esta, por sua vez, é um produto nascido da costela de uma picape chinesa chamada Kaicene F70, criada pela fabricante local Changan e que também é comercializada em outros países como Changan F70, Changan Hunter ou Changan Lantuozhe.

A depender do nome e do mercado, o visual da F70 muda. Entretanto, Titano e Landtrek nascem a partir a Kaicene F70 com design original, lançada em 2019. Como dissemos, sua fabricante é a Changan. E não há qualquer ligação com a Nissan Frontier.

A confusão acontece porque a atual Frontier produzida na Argentina e vendida no Brasil, conhecida em outros mercados como NP300 ou Navara, nasceu de uma joint venture – prática que era obrigatória para uma marca ocidental operar na China até alguns anos atrás –, entre a aliança NissanRenault e outra montadora chinesa Dongfeng, que produz em solo chinês as picapes locais Ruiqi 6 e Ruiqi 7.

Dongfeng e Changan são companhias que nada têm a ver uma com a outra. Ocorre que, por alguns anos, a Dongfeng foi acionista do grupo PSA (Peugeot-Citroën). Chegou a atuar, inclusive, em conjunto no desenvolvimento da plataforma modular CMP que hoje equipa o Peugeot 208 e a família Citroën C3 comercializados no Brasil.

E é aí que as informações se confundem. Apesar de a Dongfeng ser sócia da PSA quando a Peugeot Landtrek surgiu, a linha de picapes Ruiqi 6 e Ruiqi 7 nada tem a ver com a Changan Kaicene F70 e, portanto, com a Peugeot Landtrek ou a Fiat Titano. Sendo assim, não há qualquer grau de parentesco entre esta última e a Nissan Frontier.

Vale lembrar que a atual Frontier, Navara, NP300 ou seja como você prefira chamá-la é fruto de um projeto denominado D23, que também dá vida à Renault Alaskan e chegou a brevemente a ganhar “bolha” de Mercedes-Benz, sendo comercializada como Classe X.

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Para ser comercializada no Brasil, não só a Stellantis trocou a marca Peugeot pela Fiat ao lançar a Titano, aproveitando a maior reputação da marca italiana em nosso país quando o assunto é caminhonete.

O modelo também passou por mudanças no trem de força. Saiu o motor 1.9 turbodiesel de apenas 150 cv e entrou o 2.2 BlueHDi de 180 cv de potência e até 40,8 kgfm de torque, sempre com cabine dupla e tração 4×4, mas com câmbio manual ou automático de seis marchas.

Com montagem em CKD pela Nordex no Uruguai, a Fiat Titano é vendida no Brasil em três versões de acabamento: Endurance (R$ 219.990), Volcano (R$ 239.990) e Ranch (R$ 259.990).

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Fonte: direitonews

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