A equipe Alpine ainda não definiu quem será o substituto de Fernando Alonso em 2023, depois que o espanhol decidiu ir para a Aston Martin na próxima temporada.
O ex-piloto da Alfa Romeo, o italiano Antonio Giovinazzi, é o mais recente piloto que foi confirmado em teste da Alpine em Budapeste.
Previsto para acontecer entre 20 e 22 de setembro em Hungaroring, segundo o Formula.Hu, a Alpine irá utilizar um carro com especificações de 2021 para avaliar alguns candidatos antes de decidir quem vai substituir Alonso.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
O plano original da equipe era promover o piloto reserva Oscar Piastri, como parceiro de Esteban Ocon em 2023, mas o australiano recusou a oferta, o que gerou uma grande confusão contratual, que no final foi decidida em favor do piloto e da McLaren, onde o jovem vai correr a partir do próximo ano, substituindo Daniel Ricciardo.
A vaga disponível na Alpine para 2023 tem sido associada a Pierre Gasly, mas acredita-se que esse acordo dependa da AlphaTauri conseguir contratar Colton Herta, atual piloto da Indy, para substituir o francês.
O obstáculo é que Herta não tem o número necessário de pontos de superlicença para poder correr na F1, e é improvável que a FIA faça uma exceção, apesar da pressão que a Red Bull vem fazendo para que isso aconteça.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Como tal, a atenção da Alpine mudou-se para diferentes candidatos, com Giovinazzi sendo o nome mais recente cogitado para essa vaga.
O piloto italiano, que deixou a Alfa Romeo no final de 2021, passou uma temporada na Fórmula E, onde teve um péssimo desempenho, não marcando nenhum ponto na categoria elétrica.
Agora ele está ansioso para retornar à F1, com seus vínculos com a Ferrari o ajudando a garantir duas participações em TL1 com a equipe Haas, onde ele também é candidato a substituir Mick Schumacher, que deve sair após duas temporadas com a equipe.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
Segundo o RacingNews365, nomes como Nyck De Vries, Jack Doohan e possivelmente Colton Herta, também devem pilotar no teste de três dias, com a Alpine dizendo estar interessada em promover Doohan da F2, mas apenas em 2024.
Dessa forma, o mercado de pilotos na Fórmula 1 continua ‘quente’, e ainda restam algumas peças para serem encaixadas, antes do grid da categoria estar definido para 2023.