Inscrições para os cursos ofertados na 2ª Edição do ‘Qualifica Mulher’ estão abertas


e64572a6e51b1bf7f2935b79f4ce0d4a

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência informa que, as inscrições para a 2ª Edição do programa ‘Qualifica Mulher’ estão abertas. Os interessados devem procurar as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centros de Convivência dos Idosos- CCI’s e Centros de Referência Especializado em Assistência Social- Creas mais próximos de suas residências para garantirem as vagas em um dos cursos profissionalizantes que estão sendo ofertados. As primeiras turmas iniciam as aulas nesta segunda-feira (19).

As vagas são limitadas, sendo 20 (vinte) alunos por turma. As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento das vagas de cada curso oferecido. Os documentos exigidos são os documentos pessoais (RG e CPF), Comprovante de endereço atualizado, cartão do Número de Identificação Social- NIS. Em alguns casos, se for maior de 16 anos, dependendo da área escolhida, deve apresentar o nível de escolaridade.

Em atendimento também à população em situação de rua, serão ofertados cursos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop e na Unidade de Acolhimento Terapêutica e Ambiental -ATAP. “Essas duas unidades vão atender especificamente a população em situação de rua. Sendo assim, não necessitam se deslocarem às unidades de Cras, CCI’s e Creas para realizarem as inscrições”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.

Os primeiros cursos oferecidos e com início das aulas previstos para a segunda quinzena de setembro, são: Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure (19 a 30), das 08 às 12 horas, a Unidade de Acolhimento para Adultos ‘Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso- ATAP. Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras, do bairro Tijucal, será ofertada a qualificação na mesma área (19 a 30), das 08 as 12 horas. Nessa mesma unidade, terá também o curso de Designs de Sobrancelhas (19 a 30), no período vespertino, das 13 às 17 horas.

No Centro de Convivência dos Idosos- CCI Aidêe Pereira, as mulheres terão a oportunidade de aprender como produzir pães e salgados. O início do curso será na próxima segunda-feira (19) e com término previso para o dia 30 desse mês. As atividades serão ministradas sempre no período vespertino, das 13 às 17 horas. Esse mesmo curso de Produção de Pães e Salgados será realizado na unidade de acolhimento ATAP, das 13 às 17 horas.

Noções e técnicas quanto ao preparo de bolos e tortas será ministrada na unidade do CCI Aidêe Pereira, no bairro Novo Horizonte. As aulas começam no dia 19 e com término previsto para o dia 30, das 08 às 12 horas.

A partir do dia 20 de setembro, terá curso de Técnicas de Depilação, na unidade do Cras, no bairro Pedregal. O encerramento está previsto para o dia 06 de outubro, e as aulas ministradas sempre das 08 às 12 horas.

Designs de sobrancelhas e depilação egípcia será executado na unidade do Cras do bairro Jardim Araçá. As aulas iniciam no dia 20 e terminam no dia 03 de outubro. As aulas serão sempre das 08 às 12 horas.

Preparo de bolos e tortas acontecerá no Cras do bairro Jardim Araçá, a partir do dia 20 até o dia 03 de outubro. Sempre no período matutino, das 08 as 12 horas.

“O Qualifica é importante para a política social de Cuiabá porque ela oportuniza às pessoas deixar a dependência do Poder Público. Claro que são extremamente importantes os benefícios e o suporte social àquelas famílias em extrema vulnerabilidade social, entretanto dar condições para a saída dessa dependência é uma das missões da gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou a secretária.

Referência

O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da atual administração e tem se tornado referência nacional com premiações de expressão e case para outras esferas públicas, como o Governo Federal que lançou o ‘Qualifica Mulher’, espelhado na versão cuiabana, e irá atender 24 mil mulheres em 13 dos 26 estados brasileiros.

Anteriores Luva de Pedreiro ainda tem R$ 5,1 milhões a pagar em ação de Allan Jesus
Próxima Comitê de Gestão do Santos veta Vanderlei Luxemburgo como técnico