Cartilha orienta gestores municipais sobre encerramento de lixões


Crédito: Agência CNM de Notícias

Está disponível na Biblioteca Digital da Confederação Nacional de Municípios (CNM) uma nova cartilha com orientações para os gestores municipais sobre o encerramento de lixões e aterros controlados, uma vez que esses são considerados inadequados para a disposição final ambientalmente correta dos resíduos. Para acessar o conteúdo, basta baixar o arquivo aqui.

A CNM alerta que, de acordo com a Lei 14.026/2020, que atualiza o Marco do Saneamento (Lei 11445/2007), os Municípios com até 50 mil habitantes devem possuir disposição final ambientalmente adequada para os resíduos sólidos até 2 de agosto de 2024. O prazo para os Municípios maiores já acabou, também conforme previsto na legislação. 

Outro alerta importante para as gestões locais é que, além de iniciar a disposição adequada, é necessário que haja o encerramento dos lixões e a sua devida recuperação.

Na programação paralela da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 20 a 23 de maio, haverá a arena “Boas Práticas Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, que reunirá gestores municipais para apresentarem experiências que são exemplos positivos na coleta seletiva e no encerramento de lixões. 

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no site oficial.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Exportações de algodão: um crescimento imparável
Próxima Zakharova acusa EUA de tentar inocentar a Ucrânia antes de qualquer investigação sobre ataque