Pedágio Free Flow: confusão gera multas involuntárias e chega ao Procon


A concessionária CCR RioSP iniciou em março do ano passado a cobrança das tarifas nos pedágios Free Flow, sistema que elimina cancela e cabines físicas. Mas várias reclamações de usuários foram feitas desde então, e isso fez com que o Procon-RJ notificasse a empresa no dia 12 de janeiro para encontrar soluções para os problemas. O prazo de resposta da CCR é até amanhã, quarta-feira (24).

No site Reclame Aqui, Autoesporte contabilizou mais de 100 reclamações sobre o sistema Free Flow. Entre as principais queixas estão: cobranças duplicadas de tarifas, multas não reconhecidas por evasão de pedágio e problemas para pagar a tarifa no app da CCR.

Leia abaixo algumas queixas retiradas na do site Reclame Aqui:

O sistema de cobrança automático da tarifa de pedágio é similar com o que já existe atualmente, como Sem Parar e Veloe, por exemplo. A grande diferença é que não há cancela e nem limite mínimo de velocidade, ou seja o motorista poderá manter a velocidade máxima permitida na via.

São duas opções para fazer essa identificação do carro. A primeira é com uma TAG de radiofrequência instalada no para-brisa, como acontece nos demais serviços do tipo. Nesse caso, o cliente recebe mensalmente uma fatura com a quantidade de pedágios que passou e seus respectivos valores.

Na segunda opção de pagamento, o motorista apenas passa pela praça e o sistema faz a leitura da placa e inclui no sistema da CCR. O usuário pode acessar as cobranças pelo site ou pelo aplicativo da concessionária (CCR Rodovias). O pagamento é feito diretamente nas plataformas e o motorista pode optar por cartão de crédito, PIX ou carteira digital.

Aqueles que passarem pelo pedágio e não pagarem o valor após 15 dias corridos, cometerão uma infração grave de trânsito, que resulta em cinco pontos na CNH do motorista e multa no valor de R$ 195,23.

Atualmente o sistema só está em operação na BR-101, mais conhecida como Rio-Santos. A cobrança automática é feita nas praças de Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538).

Carros de passeio pagam R$ 4,10 durante a semana (das 6h de segunda-feira às 18h de sexta-feira) e R$ 7,60 em finais de semana e feriados nacionais.

Após todas as queixas registradas, o Procon-RJ enviou uma notificação à CCR no dia 12 de janeiro. Autoesporte teve acesso ao ofício. Confira o trecho abaixo:

O Procon-RJ também pede esclarecimentos sobre os meios de informação da concessionária com os usuários:

Autoesporte entrou em contato com a concessionária para entender a situação e teve acesso, em primeira mão, a algumas justificativas que vai apresentar em resposta ao Procon-RJ até a quarta-feira (24).

A empresa afirma que desde o início do Free Flow, em março do ano passado, a concessionária CCR RioSP tem obtido altos índices de aprovação do cliente em relação ao sistema. Hoje, o índice de satisfação dos usuários em relação aos canais de atendimento para o pagamento da tarifa é de 99,97%, segundo a CCR. Ainda de acordo com a administradora da rodovia, de cada 10 clientes que passam pelos pórticos da rodovia, nove pagam o pedágio.

A concessionária afirma que tem realizado várias ações de comunicação e de divulgação das formas de autopagamento da tarifa em seus canais oficiais, ao longo da rodovia e em estabelecimentos comerciais.

“Foram instaladas mais de 70 faixas na Rio-Santos informando o nosso cliente sobre a existência do sistema, da cobrança de pedágio e as formas de pagamento. Também têm sido realizadas ativações em estabelecimentos comerciais e postos de serviços às margens da rodovia para esclarecer dúvidas dos clientes, além de divulgações nas rádios com spots informativos sobre o sistema Free Flow”, diz a CCR à Autoesporte.

A concessionária disponibiliza um site com todas as informações sobre o sistema, entre elas: cadastro para consulta e pagamento da tarifa, valores de tarifa, vídeos explicativos e canais de atendimento. No final do ano passado, a concessionária instalou totens de pagamento em cinco bases operacionais ao longo da rodovia, cujas localizações estão disponíveis no site do projeto.

“As passagens podem levar até 48h para serem disponibilizadas no sistema, sendo que o pagamento pode ser efetuado em até 15 dias corridos após a passagem pelo pórtico. Sobre as reclamações dos usuários, a concessionária informa que faz uma escuta ativa dos feedbacks recebidos dos seus clientes e, a partir da análise das informações recebidas, vem realizando uma série de melhorias nos seus sistemas, com o intuito de aprimorar a experiência dos motoristas e facilitar a localização e o pagamento das passagens”, explica a CCR.

Sobre as multas indevidas, a CCR diz que o cliente pode entrar em contato com a concessionária, por meio dos seus canais de atendimento, ou com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que é o órgão autuador.

Autoesporte entrou em contato com a ANTT para saber quantas multas foram registradas por evasão de pedágio nos trechos do Free Flow, porém, até a publicação desta matéria, não houve uma resposta oficial. Caso isso aconteça, atualizações serão feitas nesta nota.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Passageiro assaltado em comunidade perigosa será indenizado pela Uber
Próxima Investigador de polícia acusado de matar vendedor de castanhas é preso em Cuiabá