A Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), por meio do 9º Companhia Independente da PM, em parceria com a Prefeitura de Diamantino e Secretaria Municipal de Educação, realizou a última formatura do ano de 2023 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (12.12) na Escola Municipal Castro Alves, na área rural da Caeté e reuniu alunos, professores e familiares.
Ao todo, foram 79 alunos do ensino fundamental, do 1º ao 4º ano. Durante o período de dois meses e meio as crianças aprenderam técnicas para resistir às pressões dos colegas para o uso de drogas, prevenção ao bullying, promoção da autoestima, tomada de decisão, valorização à vida entre outros assuntos.
Representando o prefeito de Diamantino, o secretário de Administração, Edvaldo Carnaúba, falou do importante papel que o programa tem na vida dos alunos e parabenizou o trabalho realizado pela Polícia Militar.
“É sempre uma alegria participar de um momento tão importante para nossos pequenos, sabemos a relevância do Proerd nas escolas, abordando assuntos pertinentes e educativos, instruindo os alunos para a escolha do melhor caminho. Parabenizo a Polícia Militar pelo trabalho realizado nas nossas escolas.”
O secretário de Educação, Rodrigo Rocha, reforçou o compromisso de ofertar programas como o Proerd para acrescentar ainda mais no ensino-aprendizado dos alunos. “Esse é um programa que agrega ainda mais no aprendizado dos nossos alunos, conseguimos ver no rosto de cada um a felicidade em aprender tudo o que o instrutor do Proerd ensina. Em 2024 esperamos a continuidade do Programa nas nossas escolas.”
Na cerimônia de formatura, quatro alunos quatro alunos foram premiados com uma bicicleta cada um representando uma turma. Do 1º ao 3º ano, um desenho e cada ilustração representava o que aprenderam ao longo do curso. E os alunos do 4º ano, uma redação com o mesmo objetivo, descrever sobre o aprendizado ao decorrer dos oito encontros.
O comandante da 9ª Companhia Independente da PM, tenente-coronel Mariowillian Fujinaka, exaltou a presença dos pais e responsáveis por acompanhar a vida escolar de seus filhos.
“A educação não é feita apenas pelos professores, eles são uma das partes desse pilar, se não houver comprometimento em casa, o complemento com os pais e responsáveis esse trabalho não se concretiza por completo, eu agradeço a presença de cada um aqui hoje. Espero que essa parceria da Educação com a Polícia Militar possa prosseguir para os próximos anos e que seja ininterrupta, precisamos abranger ainda mais nossas crianças,mostrando e ensinando o que é certo e errado.”
A aluna do 2º ano, Eloiza Beatriz, de 8 anos, participou do Proerd e contou o que aprendeu com o Programa. “No Proerd eu aprendi que nunca se pode mexer com drogas e sempre se deve ficar de bem com as pessoas, nunca ficar do lado mal, e nem fazer bullying com as pessoas. Aprendi também sobre trânsito, faixa de pedestre, as placas, que não se pode falar com estranhos”.
O 1º tenente da Polícia Militar (PM-MT), e instrutor voluntário do programa em Diamantino, Reginaldo ngelo, falou com emoção o sentimento de realizar a última formatura do ano de 2023 do Proerd.
“Hoje realizamos a última formatura do Proerd nas escolas municipais do ano de 2023, e é com grande alegria e até um pouco emocionado que finalizamos mais um ano de muito conhecimento transmitido para os nossos príncipes e princesas. Almejo que cada um cresça e possa optar pelo caminho certo que a vida oferece.”
Fonte: diamantino.mt.gov.br