Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição finaliza com com muita emoção e devoção dos fiéis


A tradicional Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição, cultura diamantinense com cerca de quase 200 anos e que mantém viva no município, finalizou sua jornada do ano de 2023 pelas ruas de Diamantino neste sábado (02.12). O momento contou com a presença de diversos devotos, integrantes da Velha Guarda e do Conselho Municipal de Cultura, músicos e equipes da Prefeitura de Diamantino. 

O último dia de percorrida aconteceu no centro de Diamantino e, ao todo, foram três sábados em que os fiéis caminharam pelas ruas e nas casas dos devotos com a Bandeira da Imaculada Conceição. 

Dona Cleide Maria Martins, 63 anos, recebeu em sua casa todos os devotos com um café da manhã especial. A anfitriã compartilhou a emoção que sente neste momento. 

“É um dia muito alegre e feliz e ser anfitriã deste último dia de percorrida, me sinto muito grata, essa é uma tradição que eu participo desde os meus 13 anos e que me remete a muitas recordações, pois todos aqui em casa somos devotos e já aguardo pela percorrida do ano que vem com muita fé.”

A devota Luciana de Queiroz, 55 anos, que acompanhou toda a percorrida com seu pai de 90 anos descreveu o sentimento de percorrer novamente as ruas e casas de Diamantino levando a Imaculada Conceição. 

“É uma alegria muito grande, porque é uma devoção que tenho, já que desde que eu nasci meu pai já me levava para participar dessa tradição que é muito linda e estar aqui hoje podendo louvar e bendizer à nossa Senhora Imaculada Conceição é uma satisfação enorme. A padroeira é a nossa mãe, é a quem nós recorremos sempre.” 

Luciane Agripina de Barros, 53 anos, recebeu em sua casa a Bandeira e contou com muita emoção o que representa esse momento na sua vida. 

“Eu me emocionei muito ao receber a bandeira da Imaculada na minha casa, nós somos devotos e eu cresci vendo o meu pai acompanhando a percorrida da Bandeira, ele fez parte por muitos anos dessa tradição e hoje já não está entre nós. Fico muito feliz pela iniciativa em ter retornado a percorrida, não podemos deixar acabar a tradição. A Imaculada me remete a muita fé e gratidão.”  

Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19) a Percorrida da Bandeira ficou paralisada por 4 anos, retornando a tradição neste ano de 2023. 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Expectativa de “safrão” para a cana
Próxima Mato-grossenses retornam com 29 medalhas da edição nacional nas Paralimpíadas Escolares em SP