O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou nesta segunda-feira (16) da abertura do 2° Congresso de Ciências Contábeis da UFMT (CONCIC). O evento conta com uma programação que envolve minicursos, apresentações de trabalhos e três palestras com a proposta de incentivar o debate da área no âmbito acadêmico e profissional.
De acordo com o professor Evandro Soares da Silva o evento é importante tanto pela ênfase na sustentabilidade como pelo viés de incentivo a atividade profissional da contabilidade. “Parabenizamos pela ideia do congresso com o foco na sustentabilidade. A sustentabilidade não somente nas ciências aplicadas, mas no contexto global em que há necessidade da sustentabilidade ambiental, econômica e em outros âmbitos. Além de parabenizar pelo congresso também enfatizo a importância do profissional de ciências contábeis”, ressaltou.
A professora Giseli Silventi destacou o sucesso do evento com o destaque para a sustentabilidade como tema. “O 2° Congresso de Ciências Contábeis da UFMT traz como tema Contabilidade, Finanças e Sustentabilidade. São três âncoras importantes para o mercado como temas atuais e emergentes. O evento é um sucesso com público composto por estudantes de Ciências Contábeis da UFMT e estudantes de outras instituições”, enfatizou a professora.
O reitor da UFMT pontuou que o profissional de contabilidade “é um profissional em que a gente tem total confiança, da mesma sorte que a gente tem confiança em um pediatra que cuida da saúde do nosso filho e de um pedagogo que cuida da educação infantil nos primeiros anos”. Para o professor Evandro Soares da Silva a confiança no profissional da contabilidade é fundamental para o desenvolvimento de um ambiente de negócios estimulante.
“São empresas jovens que estão no escopo de atuação dos profissionais da contabilidade para que eles possam apontar caminhos de saúde financeira e sustentabilidade a fim de que ela possa prosperar em prol do desenvolvimento social. É de fundamental importância os profissionais de ciências contábeis também no serviço público”, destacou o reitor da UFMT.
O professor Evandro Soares da Silva também comentou a importância da universidade apoiar eventos como o CONCIC para a difusão de informação e conhecimento. “O principal objetivo destes eventos é o compartilhamento de informação e conhecimento. Por isso apoiamos a vinda de palestrantes de outros Estados e países para que aqui a gente possa compartilhar, contrapor, argumentar e a partir daí conseguir produzir conhecimento”, disse o reitor da UFMT.
Para o reitor é importante destacar o caráter pedagógico de eventos como o CONCIC. “Um evento como este congrega o que é trabalhado na sala de aula como ensino, a produção de conhecimento como pesquisa e o compartilhamento com a sociedade fora dos muros da universidade. Temos então um bom exemplo da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”, finalizou.
Fonte: ufmt