A Volkswagen confirma o retorno do Tiguan ao Brasil após quase dois anos de ausência nas lojas, mas sem a tão aguardada versão híbrida, conforme antecipado pela Autoesporte. O esperado é que o SUV seja lançado em solo brasileiro ainda em 2023.
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Não se trata de uma nova geração do Tiguan, e sim de um facelift que atualiza o mesmo SUV vendido no Brasil desde 2018. O lançamento deve ocorrer em meados de outubro, quando as primeiras unidades devem desembarcar do México, onde é produzido em Puebla.
Em entrevista ao CBN Autoesporte, o novo CFO da Volkswagen, Ciro Possobom, confirmou que a marca deve repetir a mesma fórmula do Jetta: um catálogo mais enxuto, com menos configurações. A versão R-Line é a favorita a ser lançada no Brasil.
O Tiguan R-Line mexicano é vendido atualmente com motor 2.0 turbo de 180 cv e 32,6 kgfm. Portanto, menos que os 230 cv e 37,5 kgfm da versão anterior. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração integral.
Ainda não está claro se a Volkswagen vai produzir essa versão com sete lugares. Para o mercado mexicano, o Tiguan R-Line está disponível apenas para cinco pessoas. Por lá, a única configuração com mais assentos é a Comfortline.
Entre os equipamentos, a versão oferece quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10,25 polegadas, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de três zonas, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controlador de velocidade adaptativo, rodas de 19 polegadas, acesso por chave presencial, partida por botão e seletor de modos de condução.
Nas medidas, o novo Tiguan não é muito diferente da versão anterior. São 4,73 metros de comprimento, 2,79 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,66 m de altura. No porta-malas vão 760 litros.
Ainda não há estimativa de preços para o novo Tiguan. Porém, a tabela deve ser mais alta do que os R$ 236.090 cobrados pelo SUV quando ele saiu de linha no final de 2021. Isso porque o Taos, SUV abaixo do Tiguan, já custa R$ 212.480 na opção mais cara.
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Fonte: direitonews