O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou na tarde desta quinta-feira (31), no auditório da Faculdade de Medicina (FM), no Câmpus de Cuiabá, da solenidade comemorativa em alusão ao Dia do Nutricionista. A atividade, organizada pela Faculdade de Nutrição (Fanut) e FM, foi marcada com a inauguração de Espaço de Convivência na Fanut, com descerramento de placa em memória à docente Tânia Regina Kinasz de Oliveira, que faleceu aos 62 anos, em janeiro deste ano.
Em sua fala, o reitor parabenizou todos os profissionais da nutrição, reforçando a importância da docente homenageada para a Instituição. “A Tânia era uma apaixonada pelo que fazia e é uma perda imensa para a UFMT. Teve uma excelente atuação durante os anos que esteve à frente da Fanut, e também nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou, ratificando a gratidão da comunidade matogrossense pela docente, pela atuação da Fanut no Estado e todos os nutricionistas.
Presente no encontro, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite, também lembrou com carinho a atuação da docente e a importância do profissional da Nutrição. “ É com muita felicidade que recordo os momentos em que tive a oportunidade de atuar com a Tânia, sempre feliz e muito empenhada pelo desenvolvimento das atividades da Fanut e toda a UFMT. É sempre engrandecedor ver também a atuação de todos os profissionais da saúde, em especial aqui hoje os da Nutrição, uma área tão importante, e que merece respeito”, destacou.
Em sua fala, o diretor da Fanut, professor Jorge Luis Rodríguez Pérez, parabenizou a todos os profissionais pontuando dados relevantes da área. Disse ainda sobre o acolhida que teve por parte da docente Tânia Regina Kinasz de Oliveira, e todos da Instituição. Reforçou que a Fanut recebe o descerramento de placa no novo espaço de convivência destinado a toda Fanut.
Trajetória marcada por presença na UFMT
Presente na solenidade, o filho da docente homenageada, Lucas Kinasz, agradeceu a solenidade e recordou a atuação da mãe na UFMT. “Desde o início de minha vida sempre estive pela UFMT, acompanhando nas atividades, e sempre foi muito família. Algumas fases foram marcantes, como quando ela ganhou o Prêmio Helena Feijó, e os 40 anos do curso de Nutrição, em que todos se empenharam para realizar essa celebração”, destacou, citando o apoio de todos da Fanut e da Universidade por este momento.
A coordenadora de Ensino de Nutrição, a docente Patrícia Simone Nogueira, docentes aposentados e na ativa, técnicos e discentes da faculdade acompanharam a solenidade.
Tânia Regina Kinasz de Oliveira, foi doutora em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestre em Geografia na área Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UFMT, a professora ingressou na UFMT em 1993. Na instituição, além do exercício da docência, foi chefe do departamento de Alimentos e Nutrição; representante da unidade no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Atuou também como gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Júlio Müller e da Universidade Federal de Mato Grosso; membro do Conselho do Hospital Universitário Júlio Müller; e diretora da Fanut.
Com experiência na área de Nutrição, com ênfase em Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, atuou em temáticas relacionadas à preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, produção sustentável em Unidades de Alimentação e Nutrição, resíduos sólidos e desperdício de alimentos. Além do trabalho acadêmico, foi revisora dos periódicos Alimentos e Nutrição (UNESP), Ambiente & Água (Taubaté) e ganhou o Prêmio Científico “Helena Feijó”, outorgado pelo Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região na categoria alimentação coletiva.
Fonte: ufmt