Prefeitura de Diamantino anuncia Mutirão de Preventivo Papanicolau nesta terça-feira (29)


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nesta terça-feira (29.08), um mutirão de exames papanicolau (preventivo ao câncer de colo de útero) das 17h às 21h, em todas as unidades de saúde de Diamantino. A faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para o Mutirão é mulheres com idade entre 25 a 64 anos. 

Entre as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, estão não ter usado pomada vaginal, não ter relação sexual 48 horas antes do exame, não fazer lavagem íntima e não realizar exame ginecológico com toque, ultrasonografia transvaginal e ressonância magnética da pelve. Para participar do mutirão é necessário levar documentos pessoais, RG, CPF e Cartão SUS.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se o paciente tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento, reduzindo os casos de mortalidade pela doença.

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil. Conforme aborda o Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde, publicado em abril deste ano, somente em 2023 há uma incidência de 17.010 novos casos, sendo cerca de 14 pacientes diagnosticadas a cada 100 mil mulheres.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, comentou sobre a importância das mulheres diamantinenses aderirem ao mutirão e realizarem o exame, que é gratuito no município.

“A realização do exame preventivo é extremamente importante para que se possam rastrear lesões precursoras e as lesões iniciais do câncer do colo do útero, podendo agir com o tratamento indicado, logo no início da doença e, assim, evitando maiores consequências. As mulheres devem estar cientes da necessidade de se fazer o exame, como forma de prevenção ao câncer no colo do útero”, afirmou a secretária.

A coordenadora das unidades de saúde municipais, Bárbara Barroso, comentou sobre o preparo das ESFs para atender a comunidade.

“O cuidado com a saúde da mulher sempre foi uma das prioridades da gestão. Pensamos no horário alternativo para atender todas as mulheres que não conseguem acessar a unidade de saúde no horário tradicional. Cada unidade está se organizando para receber as pacientes da melhor forma possível”, pontuou a responsável.

Ainda de acordo com a secretaria, as mulheres que não puderem participar do mutirão de papanicolau nesta terça-feira terão a oportunidade de realizar o exame preventivo ao câncer de colo durante a semana, também em todas as unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Prouni: termina hoje prazo para comprovar documentos
Próxima Funarte divulga programas de fomento às artes para agentes culturais de Mato Grosso