F1: Tricampeão de Le Mans avalia situação de contrato entre Hamilton e Mercedes


Com a temporada 2023 da Fórmula 1 entrando em sua segunda parte, quando a ação for retomada na próxima semana em Zandvoort com o GP da Holanda, ainda não há clareza sobre o que Lewis Hamilton estará fazendo no próximo ano.

O piloto da Mercedes está sem contrato para a próxima temporada, com as conversas e negociações se arrastando por vários meses, apesar de ambos os lados indicarem disposição para continuar. Mas rumores circularam durante todo o ano de que a Ferrari está tentando atrair o heptacampeão, aumentando as incertezas.

David Kennedy, tricampeão de Le Mans na categoria LMP2, opinou sobre os atrasos contínuos na renovação entre a Mercedes e Hamilton, falando ao PlanetF1.com, e jogou luz sobre o processo de pensamento de um piloto, que começa a pensar na vida após uma carreira de alto nível.

“Acho que quando um piloto percebe que está chegando ao final de sua carreira e vê a profundidade que a Mercedes tem em termos de engenharia, vê as finanças que eles têm, a mentalidade muda um pouco”, disse ele. “Você pensa: ‘Bem, este será um bilhete realmente bom para me aposentar, para que eu possa ser um representante da Mercedes e aproveitar minha aposentadoria com a mesma família e a mesma equipe’. Dado o tempo que ele está lá e os relacionamentos que você constrói entre a equipe de imprensa, a equipe de engenharia, e a equipe de design, é muita coisa para se afastar.”

“Se houvesse uma equipe vencedora disponível, e ele pudesse entrar nessa equipe, sair da Mercedes talvez fosse compreensível, mas não há ninguém além da Red Bull fazendo isso. E ele não vai entrar ao lado de Max Verstappen. Então, para onde ele iria? Ele tem todos os recursos, ele tem o histórico, o pedigree.”

“Tenho certeza de que há momentos em que ele pensa: ‘Deus, não seria legal terminar na Ferrari?’. Sempre há esse pequeno apelo, e isso pode ser a única coisa que poderia incentivá-lo a fazer algo diferente, mas eu realmente não consigo vê-lo saindo de qualquer lugar além de onde ele está, a menos que a Ferrari faça uma oferta realmente significativa em algum momento”, acrescentou ele.

Kennedy continuou, abordando a informação recente de que o presidente da Ferrari, John Elkann, fez um movimento direto para tentar atrair Hamilton para a Scuderia, assim como o chefe da equipe, Fred Vasseur, tentando desviar o piloto britânico da Mercedes.

“Qualquer piloto que tenha feito o que ele fez, contra todas as probabilidades, seria a despedida de carreira mais fabulosa. Ele conhece o Fred também, e o Fred saberá como colocar seu argumento para um piloto de corrida, em termos de engenharia, e isso poderia realmente despertar seu interesse. Se eu fosse Lewis, eu consideraria seriamente isso. Não acho que seja o dinheiro, acho que é o argumento que a Ferrari pode apresentar a Lewis, para mostrar por que, nesses parâmetros, é um programa melhor.”

Perguntado se vê o relacionamento entre a Mercedes e Hamilton como tendo esfriado ao ponto em que as negociações contratuais se tornaram mais complicadas, Kennedy respondeu: “Quando você não está vencendo, tudo esfria”, disse ele. “Se você está disposto a arriscar sua vida pilotando um carro de corrida, você quer vencer. Qualquer coisa fora disso esfria, porque você não está vencendo. Quero dizer esfriar em termos de: ‘Não estou feliz com onde estou’. Ele acha que deveria estar vencendo corridas. Então, como ele faz isso?”

Uma parte desse ‘resfriamento’ pode se dever ao fato de a Mercedes ver o nível de desempenho de Hamilton começando a cair, e o piloto britânico terá 39 anos no início da temporada do próximo ano. O piloto irlandês acredita que a idade agora será um fator nas negociações.

“Vou lhe dizer quem está tomando uma decisão”, disse ele. “Os engenheiros vão analisar a telemetria de todas as suas performances nos últimos anos e vão lhe dizer, em que quantidade, o desempenho caiu. Eles podem equacionar isso, e se colocam um valor financeiro, essa é outra decisão, mas eles verão a qualificação cair ‘x’ por cento, o ritmo de corrida cair ‘x’ por cento, os erros aumentarem ‘x’ por cento…”, concluiu Kennedy.

Fonte: f1mania

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