DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO
Com o objetivo de discutir e destacar a importância e o papel da memória institucional da Câmara Municipal de São Paulo para o entendimento histórico da capital paulista e da sua população, o Legislativo paulistano realizou nesta quarta-feira (9/8) o evento “Vossa Excelência, a Memória” – Jornalismo e Documentação na Preservação da História da Câmara.
Promovido pela Escola do Parlamento em parceria com a Secretaria de Documentação e a Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara de São Paulo, o evento teve três painéis temáticos: A memória institucional e o Legislativo municipal; O projeto do programa Vossa Excelência, a Memória; e Fontes documentais e bibliográficas: a pesquisa na Secretaria de Documentação da CMSP.
O principal tema abordado foram as diferentes formas de preservação e divulgação da memória institucional do Legislativo paulistano, que conta com fontes e vasta documentação desde o século XVI, e como essa reflexão histórica impacta diretamente na compreensão do passado e do presente.
“Preservar a história é muito importante, porque o fato de hoje será a história de amanhã. Nós precisamos contar a história do passado para que as pessoas consigam conduzir o futuro desta Casa conhecendo aquilo que fizemos. A preservação é tudo, não só aqui, em qualquer setor da sociedade. Preservarmos nossas histórias é muito importante para cada um”, destacou o presidente da Câmara de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), responsável pela abertura do evento.
“A relevância da preservação da memória institucional, das fontes bibliográficas, fontes históricas, está relacionada justamente com a disponibilidade dessa informação para usarmos isso como referência, como parâmetro, como norte até para decisões atuais”, ponderou Gustavo Dias, diretor-presidente da Escola do Parlamento e um dos palestrantes.
“Entendemos que a história da cidade está vinculada à história da Câmara Municipal desde o século XVI, desde o período colonial. E na história recente, nas últimas décadas, tivemos pessoas que representaram vários segmentos da sociedade paulistana e que assumiram esse desafio da vereança, de serem vereadores aqui nessa instituição. Então, conhecer um pouco da história de vida dessas pessoas, da trajetória política delas e também como foi a atuação aqui no Legislativo, é fundamental para que construamos uma ideia de cidadania”, comentou Ubirajara Prestes, secretário de Documentação da Câmara de São Paulo.
Em especial, o evento abordou diversos aspectos do programa “Vossa Excelência, a Memória”, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino, que resgata, por meio da memória oral e de entrevistas com vereadores e ex-vereadores, a história do Legislativo paulistano através da perspectiva dos atores que acompanharam diferentes momentos da história da cidade.
“Quando falamos de protagonismo, estamos falando das histórias que foram vividas aqui, histórias que foram vividas por ex-vereadores e, claro, pelos vereadores que também estão nos seus mandatos. Já passou muita gente importante aqui, gente que foi depois eleita deputada estadual, federal, gente que chegou ao governo do Estado, ao Ministério, à Prefeitura. Então, são esses retalhos de memória que esses entrevistados vão contando que vão tornando compreensíveis alguns conceitos que ouvimos muito falar aqui na Câmara e trazendo luz, sempre, e transparência para que as pessoas conheçam o nosso trabalho aqui”, destacou Viviane.
Instrumentos de preservação da memória como o “Vossa Excelência, a Memória”, e toda a análise e reflexão sobre o material que subsidia a elaboração do programa, inclusive, permitem traçar um panorama e discutir a São Paulo de ontem e de hoje. “São questionamentos e são bastidores, isso eu insisto muito em falar, que vão nos ajudando a compreender esse passado, mas sendo um farol para o futuro e para o presente, porque aqui vivemos isso todo dia”, explicou a apresentadora do programa.
“Esse tipo de iniciativa, o programa ‘Vossa Excelência, a Memória’, fomenta justamente isso: dá uma maior disponibilidade, um maior destaque desse tipo de informação”, acrescentou o diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo, Gustavo Dias.
“É importante que se preserve a história. A Câmara Municipal de São Paulo tem essa oportunidade, estamos fazendo, vamos preservar. Parabéns à equipe, peço que todos os presidentes, todos os vereadores contribuam para escrever essa história”, concluiu o vereador Milton Leite.
O evento, no qual também foi realizado o lançamento do website da Secretaria de Documentação, contou com a participação do procurador Legislativo e secretário geral parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, Breno Gandelman; do consultor técnico legislativo da Biblioteca da Câmara, Hugo Oliveira Pinto e Silva; e dos vereadores Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) e Roberto Tripoli (PV).
A íntegra pode ser conferida no vídeo abaixo: