A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e o Ministério da Cultura (Minc) realizaram no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) o lançamento dos Encontros Regionais “Cultura e Educação – Aprender para Construir”. A proposta do evento, realizado no sábado (5), é enfatizar a importância da integração entre arte, cultura, educação e esportes para a criação de repertórios e formulação de políticas públicas.
O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Fabrício Carvalho, destacou a articulação com o Ministério da Cultura a partir da educação. “Vai muito além, no nosso entendimento. A UFMT tem equipamentos culturais que poucas universidades brasileiras tem. Neste cenário os equipamentos servem também para as atividades do Minc”, disse o pró-reitor destacando as atividades do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), Museu de História Natural do Araguaia e Teatro Universitário.
Para o pró-reitor ações como a Orquestra Sinfônica da UFMT e Coral da UFMT são importantes para dinamizar as ações do Minc. “Nossa articulação com o Ministério é no sentido de permitir ter cada vez mais atividades de qualidade para os estudantes e a sociedade e permitir que o Ministério execute suas ações por meio de parcerias conosco”, enfatizou o pró-reitor Fabrício Carvalho. O objetivo do debate regionalizado é aumentar o espaço para o diálogo com a população, aproximando a sociedade civil da agenda dos ministérios no que diz respeito à educação formal
A iniciativa envolve diferentes Ministérios como o s da Educação (MEC) e Esporte (MESP). Representaram o MinC, Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura; e Naine Terena, Diretora de Educação e Formação Artística. A realização envolve também a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), representada pelo secretário Adjunto, Jan Moura, e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, (SMCel) com o secretário Aluízio Leite. O pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEG), Adelmo Carvalho da Silva, esteve presente no evento.
Visita ao MACP para exposição Bio
Na oportunidade, a equipe do Ministério da Cultura teve a oportunidade de conhecer mais do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) que atualmente está com a exposição Bio em cartaz.
A exposição reflete sobre o tema biodiversidade a partir dos olhares feminino. A exposição traz ao público o contato entre materialidades e linguagens variadas, com pinturas, instalações, gravuras, cerâmicas e poemas. Privilegiar as culturas indígenas, as mulheres artistas do acervo permanente do Museu e as artistas contemporâneas é uma forma de celebrar a vida e a resistência nos espaços de arte.
*Com informações da Procev e MinC
Fonte: ufmt