A gratuidade do transporte público nas cidades brasileiras foi defendida, nesta quarta-feira (2), na tribuna da Casa pelo deputado Goura (PDT). A iniciativa do debate sobre política pública de mobilidade foi promovida pelo deputado Marquito (Psol).
O parlamentar paranaense informou que, em seu município, Curitiba, pesquisas indicam um declínio na utilização do transporte coletivo. “Seja pela tarifa alta ou mesmo pela má qualidade dos serviços, as pessoas estão se locomovendo muito mais de carro ou moto, tornando caótico o trânsito.”
Goura declarou que a adoção da Tarifa Zero vai trazer qualidade de vida à população. “Trata-se de uma política pública possível, uma engenharia política entre os governos federal, dos estados e municípios, com aporte de recursos e subsídios. Várias cidades do Paraná aderiram à proposta e queremos a adoção da Tarifa Zero nas grandes cidades, assim convocamos a todos para que o tema esteja em pauta nas eleições municipais de 2024.”
Garopaba
Ao ressaltar que o mandato de Goura é uma referência no assunto e em outros temas relevantes, Marquito registrou a presença de representantes do Movimento Tarifa Zero de Santa Catarina e falou da experiência em solo catarinense. “Estive em contato com comerciantes do centro de Garopaba e eles me relataram o aumento da atividade econômica com a implantação do programa na cidade. A gratuidade do transporte público proporcionou um incremento nas compras e no movimento dos serviços essenciais.”
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov