Comunicast inscreve novas histórias até sexta (04)


O Comunicast, Projeto de Extensão em Rádio e Podcast da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, inscreve até sexta-feira (04), os interessados da Universidade em contar histórias. A proposta, aberta a todas as áreas do conhecimento, objetiva  agregar ações de extensão da UFMT que impactam o dia a dia da comunidade.

O coordenador do projeto e docente da Faculdade de Comunicação Artes, Luan Chagas, explica que a proposta é produzir materiais curtos, entre cinco e dez minutos, para difusão sonora. “Ao longo desse semestre de 2023 buscamos novas histórias que tragam histórias do cotidiano, seja da UFMT, seja da cidade, de pessoas que atuam nos projetos de extensão, e que são impactados por eles”, destacou.

Sobre os que podem participar, o docente ressaltou a interdisciplinaridade da ação. “Estudantes de qualquer curso da UFMT podem participar. É muito importante essa interdisciplinaridade, para que possamos ter múltiplas experiências, e  formas de pensar”, destacou.

Ainda sobre o projeto, o docente falou que há possibilidade de auxiliar quem queira produzir o próprio podcast. “Hoje temos também uma produção que tem o objetivo de desenvolver sobre o que é a produção em áudio,  sobre criar histórias narrativas que envolvam pessoas e como contar boas histórias. Essas que muitas vezes não aparecem no cotidiano da mídia tradicional, e que mostram e revelam as potencialidades daqueles que estão no nosso dia a dia, como estudantes, comunidade e outros”, explicou.

A voz indo mais longe

O Projeto de Extensão em Rádio e Podcast da UFMT surgiu em 2019, com objetivo de formar e produzir em conjunto com estudantes, produtos em áudio e estudos relacionados ao tema. Entre os resultados da ação, o podcast “Vida em Quarentena” recebeu em primeiro lugar o Prêmio de melhor podcast do país sobre a pandemia, A premiação aconteceu no XI Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom), em 2020.

“Temos trabalhado algumas possibilidades da esfera narrativa, a construção narrativa dos podcast. Ao longo desse anos já fizemos alguns projetos de extensão da UFMT, como exemplo as ações de esportes na visão das mulheres. O Vida em quarentena também  recebeu prêmios regionais e foi distribuído em rádios comunitárias em todo Estado”, disse.

O projeto será realizado na UFMT, todas as terças-feiras, no período noturno, e conta também com a coordenação da docente Mariângela Sólla López. Mais informações podem ser obtidas através da conta do projeto no Instagram.

Escute as edições do Comunicast, Vida em quarentena e De lá para cá 

Leia mais

Comunicast da UFMT é vencedor de prêmio nacional de podcast

Alunos da UFMT ganham 8 prêmios e vão para disputa nacional

Unidades da UFMT fazem podcast sobre Áreas Úmidas dia 02/02

Fonte: ufmt

Anteriores Adolescente de 14 anos forja o próprio sequestro e cobra R$ 40 mil do pai em Alagoas
Próxima Mais municípios têm sinal de 5G liberado