O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu a doação de um Relé de Proteção de empresa brasileira, para ser usado prioritariamente no ensino do componente curricular “Proteção do Sistema Elétrico”, além de projetos de extensão na área. Com o equipamento, a disciplina passa a ter uma característica também prática, facilitando o aprendizado dos alunos.
“O dispositivo é um relé de proteção. Ele é o principal dispositivo quando se trata de projeto de proteção de sistemas elétricos. Neste caso particular é um relé digital com mais 20 de funções de proteção agregadas no dispositivo”, explica o responsável pela disciplina, professor Rogério Lima.
O dispositivo atua monitorando grandezas elétricas como tensão, corrente, impedância e etc. Naquelas situações onde o dispositivo detecta tais grandezas fora dos padrões definidos, o mesmo definirá como a ocorrência de distúrbios faltosos e tomará determinadas ações neles programadas.
Equipamento envolve proteção elétrica
De acordo com Uriel Horta, gerente da empresa responsável pela doação, o estudo da proteção de sistemas elétricos é relativamente recente nas grades curriculares da engenharia elétrica, tornando-se mais comum a partir de 2005, depois que uma normativa ampliou a obrigatoriedade desse tipo de proteção.
“A partir daí, criou-se um mercado de trabalho interessante nessa área, mas ainda sem profissionais treinados para preencher essas vagas. Assim, nossa motivação com esta doação é estar perto das universidades, colaborando na formação dos alunos, para que mais deles possam ter contato com parametrização e condicionamento destes aparelhos”, afirmou.
Também fez parte da iniciativa o professor Danilo Ferreira de Souza. O professor destacou que em regiões onde as forças produtivas já desenvolveram um setor industrial tecnológico, há sempre uma relação produtiva entre as universidades e o setor privado.
“Independente da forma de organização social construída, a relação entre as instituições de pesquisas e os setores da produção é condição sine qua non para o desenvolvimento nacional, para a criação de riqueza, conhecimento e tecnologia. Desta forma, os estudantes das universidade, que tem contato com as tecnologias aplicadas atualmente em campo, tem uma oportunidade de conhecer aplicações, fazendo a validação e verificação das discussões estabelecidas em sala de aula”, concluiu.
Fonte: ufmt