Defensor da atividade turística como fonte de geração de renda e desenvolvimento econômico, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende que o Estado possa promover por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ações efetivas em prol da promoção do turismo na região de Rondonópolis.
De acordo com o parlamentar, a cidade possui importantes atrativos turísticos em seu entorno, como a cidade de Pedra de Pedra na Rodovia do Peixe, além de parques aquáticos, trilhas, grutas, cachoeiras e pinturas rupestres de milhares de anos de existência.
“Precisamos promover Rondonópolis e os seus atrativos na área do turismo, para garantir mais investimentos, além da geração de renda com a chegada de turistas que irão se encantar com as belezas naturais que temos aqui. Acredito que a Sedec e a Prefeitura precisam atuar de forma compartilhada para promover o turismo em nossa cidade, pois temos um grande potencial a ser trabalhado”, disse o deputado.
Ele destaca regiões como sul e sudeste do país, onde o turismo rural é fundamental para gerar renda e emprego para centenas de famílias. “Em razão da quantidade de assentamentos e comunidades rurais que tem no município, vejo que o nosso potencial no turismo é muito grande, porém precisamos de mais investimentos em infraestrutura e linhas de crédito para transformar a propriedade rural e fomentar a região de emprego”, disse Silva.
“O turismo promove a geração de emprego, a conscientização ambiental, a proteção do patrimônio histórico e cultural, e ainda fortalece a identidade local de nossa região. Também temos aqui perto cachoeiras e trilhas em Poxoréu, águas termais em Juscimeira e rafting em Jaciara,”, destaca o parlamentar.
De acordo com o Estado, o setor do turismo em Mato Grosso gerou 6.197 mil novos empregos em 2021 e 2022, mesmo com a pandemia. Os investimentos de R$ 151,4 milhões do Governo fomentou os serviços de alimentação, hotelaria e transporte.
Legislação
Com o foco na promoção do turismo, foi sancionada a Lei n.° 11.741/2022, de autoria do deputado estadual Thiago Silva, que reconhece como de interesse turístico e cultural a “Rodovia do Peixe”, MT-471, em Rondonópolis. A lei tem o objetivo de promover e reconhecer as potencialidades turísticas da Rodovia do Peixe.
Com a legislação, o Estado deverá criar políticas públicas de parceria com o Município para manutenção, ampliação e criação de estratégias para recebimento de recursos e fomento do turismo da região. O deputado Thiago tem cobrado do Governo a execução da lei que garantirá o aporte de recursos na atividade turística.
Fonte: al.mt.gov