UFMT dá início a novo semestre letivo


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciou mais um semestre letivo nesta sexta-feira (30), com uma acolhida para os novos alunos no Teatro da Instituição. O evento contou com a apresentação da gestão atual e do artista cuiabano Billy Spindola, além da aula magna com o tema “Uma Conversa sobre Adversidades e Resistência”.

Na oportunidade, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, aproveitou para agradecer aos estudantes que ingressavam na Instituição por aceitarem a responsabilidade de estudar em uma universidade pública.

“Como dizia Malcolm X, o estudo, a universidade, é uma porta para o futuro; mas também como dizia Toquinho, o futuro é uma espaçonave que tentamos pilotar, e é aqui que começamos a formação desse piloto. Espero que vocês aproveitem com unhas e dentes essa oportunidade que todos os brasileiros nos dão, para que se tornem profissionais melhores e cidadãos críticos, capazes de melhorar o contexto social em que vivemos”, afirmou.

O pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Adelmo Carvalho da Silva, destacou o momento como uma oportunidade para apresentar o papel social e científico da UFMT.

“A proposta de hoje é acolher e colocar esses estudantes no caminho formativo de seus cursos, para que no final se tornem profissionais de excelência, capacitados para o mundo do Trabalho e para o ingresso na pós-graduação”, completou.

Wesley da Mata, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), disse aos novos alunos que a universidade é feita de Ensino, Pesquisa e Extensão e que a luta do DCE é em prol do ingresso, permanência e educação de qualidade.

“Essa é uma universidade que respeita as diversidades. A partir de hoje, vocês aprendem o que é pesquisa e extensão, e também o que é ser parte da universidade”, afirmou.

Após a fala do reitor, teve início a aula magna com o título “Entra a Bixa Preta na Universidade: Uma conversa sobre adversidades e resistência”, ministrada pelo professor Danie Marcelo de Jesus, do Instituto de Linguagens (IL).

A programação de recepção dos novos estudantes continua ao longo do dia, com programações dos diferentes Centros Acadêmicos, do DCE e, a partir das 18h30, outra aula magna para os estudantes dos períodos vespertino e noturno.

Fonte: ufmt

Anteriores Rondonópolis gera 336 vagas de emprego em maio puxado pela construção civil
Próxima AL aprova projeto que garante acompanhamento de cão guia a autistas