UFMT participa de encontro nacional de Assuntos Estudantis


A pró-reitora de Assistência Estudantil (Prae) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Lisiane Pereira de Jesus, participou em Brasília, do Encontro Nacional do Fórum Nacional dos Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace). O evento aconteceu nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07), na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e entre as pautas discutiram sobre  orçamento da assistência estudantil para 2024, restaurante universitário e projeto de lei do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

A pró-reitora conta que o evento  é uma oportunidade de discutir as dificuldades enfrentadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) na Gestão da Assistência Estudantil e apontar soluções que podem ser compartilhadas e adotadas pelas Universidades para mitigar as dificuldades levantadas. 

“Apesar das diferenças regionais, as Universidades compartilham angústias e anseios que permeiam a trajetória dessa pasta  ao longo dos anos e que se perpetuam impondo desafios que ainda precisam ser vencidos, como por exemplo a definição de critérios para a distribuição da matriz orçamentária entre as Ifes”, ressaltou, complementando sobre a insuficiência de recursos, a necessidade de recomposição do quadro de servidores da assistência estudantil e da necessidade de um plano de permanência qualificada para nossos estudantes, entre outros.

O Encontro contou com a presença da professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e  Coordenadora Nacional do Fonaprace, Maria Rita de A. César (UFPR), com Senadora Dorinha Seabra (UB-TO) e o docente Alexandre Brasil C. Da Fonseca, da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DPPES/SESU/MEC). 

Também estiveram na programação, a  docente Tania Mara Francisco, da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (DIFES/SESU/MEC), o professor da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e da Coordenação Nacional do Fonaprace, Emerson Gervasio de Almeida Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Observatório das Políticas Afirmativas, Juliana de Jesus dos Santos (UFBA). e a Deputada Federal Dandara (PT/MG) também estiveram presentes.

A docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maísa Miralva da Silva, o docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Leonardo Silva Soares (UFMA) e o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),  Franklin Matos também participaram, com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Coordenação Nacional de Estudantes Indígenas e Quilombolas e AAIUnB.

Acompanhe a rede social da Prae UFMT no Instagram

Fonte: ufmt

Anteriores Acordo extrajudicial apresentado mais de dois anos depois do desligamento é válido
Próxima Enquanto produção cresce, as reservas de petróleo dos EUA caíram inesperadamente na semana passada