Documentário retrata a vida Xavante em contexto urbano


Nesta terça-feira (6) o Câmpus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia a apresentação do documentário “Sobre Viver: trajetórias indígenas na urbanidade”. O projeto experimental, realizado por Marcelo Melchior, acadêmico do 8º semestre do curso de Jornalismo, sob a orientação do professor Gilson Costa, será apresentado na sala sala 223, às 19h30.

O filme apresenta a situação dos indígenas da etnia Xavante, que saíram das aldeias, e estão morando na cidade de Barra do Garças MT. Um dos avaliadores do trabalho, será o professor Cristóvão Tsereroodi – Indígena Xavante. O mesmo, acompanha e desenvolve ações colaborativas para inserção e permanência dos Xavante, na Educação Básica e Ensino Superior, na região do Vale do Araguaia.

A obra retrata as condições de vida de algumas famílias, descobrindo as motivações que os levaram a vir morar na cidade, entendendo as dinâmicas de sobrevivência, dificuldades enfrentadas, juntamente com as relações de preconceito, discriminação e exclusão social no ambiente citadino. O destaque no filme está nos olhares subjetivos dos Xavante que expuseram seus diferentes modos de viver, a partir das experiências constituídas com os waradzu (não–indígenas).

A proposta da produção é pensar sobre as diversas possibilidades e perspectivas de cruzamentos (teóricos e empíricos), em que os métodos, as teorias e práticas de filmagens, possam estabelecer novos direcionamentos ao processo de construção fílmica. Ações essas, que constituem os elementos da análise crítica da imagem, no qual são capazes de possibilitar outras narrativas, que consigam romper com o colonialismo imagético. O evento será aberto a comunidade interna e externa.

Fonte: ufmt

Anteriores PEC que visa paralisar criação de unidades de conservação foi tema de audiência pública nesta segunda (15)
Próxima CST discute unificação da regulação e reorganização de fluxo assistencial para pacientes com câncer