A Ford F-150 mal desembarcou por aqui e vai topar com sua arquirrival no asfalto precário brasileiro. Ou, provavelmente, no piso de chão do centro oeste nacional. A Ram trouxe para cá um lote de 600 unidades das versões Limited (R$ 529.990) e Limited Night Edition (R$ 539.990) da 1500. Isso faz da nova configuração a caminhonete de produção mais cara à venda no Brasil.
Com um motor V8 Hemi 5.7 de 400 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque associado ao câmbio automático de oito marchas, a Ram 1500 Limited compete diretamente com a picape do oval azul. E, até o final do ano, também terá pela frente a Chevrolet Silverado – já anunciada pela fabricante. E isso vai repetir na América do Sul a histórica rivalidade que existe nos Estados Unidos.
Enquanto a 1500 Rebel será focada em uma proposta mais esportiva, a Limited abusa do luxo. A quantidade de equipamentos de série é surpreendente e se equipara a carros de passeio de altíssimo luxo. Ou seja, oferece conforto e acessórios de um BMW Série 5, mas com uma caçamba de 1.200 litros, tração 4×4 e capacidade de reboque de 3,6 toneladas.
Por ter 1,98 m de altura, vem de série com um indispensável estribo elétrico retrátil. Basta abrir a porta e esse apoio – um verdadeiro degrau – aparece do assoalho do carro, facilitando a entrada dos ocupantes. Ele funciona toda vez que a porta é aberta.
Há outro recurso para facilitar o acesso, que é a suspensão pneumática. Esse ajuste a ar permite a regulagem em até cinco níveis de altura. Também é possível regular a suspensão com o carro em movimento. Na estrada, inclusive, o recurso ajuda a poupar combustível e melhorar a estabilidade em alta velocidade, já que contém a passagem de ar debaixo do carro e contribui para reduzir o centro de gravidade.
Essa providência é somada a outras duas estratégias de redução de consumo: a grade do radiador tem aletas basculantes. Elas podem se fechar, reduzindo o fluxo de ar para dentro do motor, o que favorece a aerodinâmica. Além disso, quatro dois oito cilindros também são desligados no modo ECO, também com a contenção de gastos no posto.
Mesmo assim, na estrada, a Ram divulga que a 1500 Limited faz 7,2 km/l; em ciclo urbano, são declarados 5,5 km/l. Sempre com gasolina. Não serão disponibilizadas versões com motor diesel – essa não é uma demanda comum no mercado americano nesta categoria.
Aliás, outra característica comum que os brasileiros vão experimentar é a capacidade de carga reduzida. Apesar do latifúndio que é a caçamba (1,71 m de comprimento e 1,30 de largura), ela carrega apenas 528 kg. Em ordem de marcha, o peso dessa picape full-size é 2,7 toneladas – apesar de utilizar alumínio na confecção do capô e da tampa traseira.
Essa porta no compartimento de cargas pode ser aberta de duas formas: tradicional, escamoteável para baixo e lateralmente, em duas partes – neste segundo jeito, semelhante à abertura da Fiat Toro.
O tampão tem um sistema de amortecimento que evita o tombamento descontrolado (já que é uma peça bastante pesada) e também com abertura remota, pela chave.
Para acessar as cargas, há também um pequeno degrau rebatível que fica escondido na parte inferior do para-choque. Nas laterais da caçamba, dois porta-objetos com chave chamados de Rambox permitem que se acomode volumes menores – a capacidade volumétrica é de 107 litros cada. Ambos têm inclusive um dreno para o escoamento de água.
No quesito tecnológico, a Ram 1500 Limited oferece um ponto de tomada convencional de 115V e 400W na caçamba, além de uma tomada similar no console interno. Há uma fartura de pontos de energia do tipo USB (nos tamanhos A e C). São quatro na dianteira, no centro do console também para os ocupantes dos assentos traseiros.
Também em abundância está a quantidade de porta-objetos na cabine – o suficiente inclusive para perder itens. O centro do console corre em um trilho, permitindo até mesmo que se apoie um notebook. São seis porta-copos apenas na parte central, fora os bolsos das portas.
Os bancos de trás estão instalados em um trilho que permite que se recline o encosto em até sete graus. Ou seja, na Limited quem viaja nestes bancos não se sentam em 90 graus. São confortáveis inclusive para viagens longas.
Os assentos são rebatíveis e podem ser elevados, em um sistema semelhante ao do Honda Fit (e atualmente City). Outra vantagem é o assoalho totalmente plano. Há um bagageiro nas laterais do piso, junto às portas traseiras.
O sistema multimídia tem uma tela instalada na vertical de 12 polegadas com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio. É uma das maiores em oferta no Brasil e trabalha em conjunto com um som da Harman Kardon de 19 alto-falantes.
Além disso, tem park assist com tecnologia de estacionamento semi-autonômo, head up display, frenagem automática e controle de cruzeiro adaptativo.
Outra vantagem da Ram 1500 Limited é que ela pode ser conduzida com uma CNH na categoria B, sendo necessária a CNH categoria C apenas para o modelo 2500. A picape é produzida em Detroit, Michigan, juntamente com a Rebel.
Veja o vídeo da picape mais cara à venda no Brasil:
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Fonte: direitonews