Qual foi a última vez que você ouviu falar em Volkswagen Fox ou Mitsubishi Lancer? Provavelmente faz alguns anos, certo? Mas apesar de já terem saído de linha, esses dois modelos são opções interessantes de carros usados.
Autoesporte listou aqui oito modelos que não são muito lembrados, mas que podem fazer a alegria de quem busca um seminovo ou usado – seja pelo preço de compra convidativo, pela proposta diferenciada ou por atender às demandas da família ou do trabalho.
Um spoiler: alguns modelos da lista são conhecidos por serem desprovidos de beleza. Apesar da falta de atributos visuais, podem ser um ótimo negócio. Confira:
Até a reestilização promovida no final de 2015, o Cobalt era apenas um sedã muito espaçoso com visual pouco inspirado. O facelift, porém, não apenas modernizou o modelo como amenizou as críticas ao design. Mas as grandes virtudes foram mantidas. Com porte de sedã médio e preço de modelo compacto, agradava às grandes famílias e os taxistas.
O entre-eixos de 2,62 m e os 563 litros de porta-malas eram (e ainda são) imbatíveis nessa faixa de preços. De quebra, o sedã tem a confiabilidade dos motores 1.4 de e 1.8. Nossa recomendação é pela versão com motorização mais potente e câmbio automático de seis marchas. Com R$ 65 mil, é possível comprar exemplares de 2018 com menos de 100 mil km.
Não, ainda não estamos falando de unidades seminovas da nova Montana, mas sim da segunda geração, vendida entre 2011 e 2020. Nessa fase, a pequena caminhonete era baseada no controverso Agile, por isso também herdou o desenho de gosto duvidoso que rendeu apelidos jocosos.
Fora isso, a Montana sempre foi uma boa opção para o trabalho pesado, com destaque para a caçamba de 1.100 litros e a boa capacidade de carga – 758 kg. A picape também compartilhou motores com o Cobalt citado acima (e quase toda a linha nacional da Chevrolet dos anos 2010). Para o trabalho, recomendamos a versão LS – é possível encontrar unidades de 2017 ou 2018 equipadas com ar-condicionado e preços na casa dos R$ 50 mil.
Já trouxemos aqui na Autoesporte um guia de compras do Fiat Idea usado. Agora, o monovolume da Fiat está de volta como uma opção pouco lembrada para quem busca um carro familiar e não quer gastar muito.
O visual pouco defasado e o bom espaço interno – sobretudo para a cabeça – são os maiores atrativos, já que desempenho e consumo não são os pontos fortes do Fiat Idea. Produzido entre 2006 e 2016, há uma lista generosa de versões e preços. As mais antigas custam cerca de R$ 20 mil, enquanto as mais recentes beiram os R$ 60 mil. Recomendamos o meio termo, para modelos pós facelift de 2010 com motor 1.6 e preço perto de R$ 40 mil.
Uma espécie de Highlander sul-coreano, o Hyundai Tucson sobreviveu longevos anos com a mesma carroceria e quase os mesmos equipamentos. Lançado em 2005 e vendido até 2019, quando o exterior já tinha duas gerações mais modernas, o bom e velho SUV hoje é uma opção acessível para quem deseja espaço interno e conforto, mas não se preocupa com idade do projeto ou consumo de combustível.
Em todos esses anos, o Tucson foi oferecido com motores 2.0 de quatro cilindros ou V6 2.7. Nenhum deles pode ser considerado econômico, mas o primeiro tem peças mais baratas. De todo modo, o SUV de 4,32 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos tem bom espaço e leva excelentes 528 litros no porta-malas. Por R$ 60 mil, você encontra modelos da versão GLS de 2016 com menos de 100 mil km.
O sedã da Mitsubishi é outro modelo resiliente da nossa lista. A última geração foi oferecida de 2011 a 2020 e não resistiu ao quase desaparecimento do segmento de sedãs médios, saindo de linha. Tanto que se despediu sem deixar um sucessor. Cultuado por fãs de rali em todo o mundo, o Lancer sempre agradou pela dirigibilidade e opção de tração integral, algo raro no segmento.
Mas se você quer apenas a aparência invocada e não toda a complexidade do sistema em um carro com quase dez anos de uso, a escolha mais adequada é pelas versões com tração dianteira e motor 2.0 aspirado. Nesse caso, com R$ 60 mil, menos do que um Renault Kwid novo, você pode encontra alguns Lancer ano 2016 bem conservados.
Tudo bem que o Duster com tração 4×4 não consegue encarar grandes aventuras, mas a versão mais rara do SUV é perfeitamente apta a vencer superfícies escorregadias ou areia, por exemplo. E o melhor é que essa é a configuração com o melhor conjunto mecânico da primeira geração: motor 2.0 aspirado e câmbio manual de seis marchas.
O Duster 4×4 é raro porque existiu apenas na primeira geração, entre 2012 e 2020 e nunca foi das versões mais populares. De todo modo, se idade não é problema, exemplares do SUV com dez anos de vida são anunciadas na casa dos R$ 50 mil.
O Etios nunca ganharia um prêmio de design. Mas certamente está entre os carros compactos com melhor compromisso entre preço, consumo de combustível e dirigibilidade. Com as correções promovidas pela Toyota, pode ser considerado um excelente veículo seminovo ou usado, já que saiu de linha em 2021.
A partir da linha 2017, além de receber melhorias no interior, o Etios passou a contar com câmbio automático de quatro marchas – que apesar de não ser moderno, oferecia dose extra de conforto. A boa fama da Toyota ainda faz com que exemplares mais novos estejam valorizados, chegando aos R$ 75 mil. Nosso conselho é buscar o Etios 2018 com transmissão automática por valores até R$ 8 mil mais baixos.
O Fox está completando 20 anos em 2023. Primeiro Volkswagen criado no Brasil e exportado para a Europa, o hatch compacto teve 1,6 milhão de unidades produzidas até o fim de 2021, quando saiu de linha. O legado é de um modelo espaçoso, apesar de medidas externas modestas (menos de 4 metros de comprimento) e confiável.
No tempo em que foi vendido, o Fox teve versões com motores 1.0 e 1.6, câmbio manual ou automatizado e até uma derivação aventureira. Por sua longevidade, não faltam unidades no mercado de usados. Os preços começam em menos de R$ 15 mil, mas nosso conselho é investir três vezes esse valor e buscar um Volkswagen Fox 1.6 2014.
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Fonte: direitonews