O ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, acha que Felipe Massa tem uma tarefa difícil na tentativa de reverter o resultado da temporada 2008 da F1. Em entrevista ao The Mirror, o brasileiro falou sobre a tentativa do compatriota, e comentou os acontecimentos daquela temporada.
No início deste ano, Bernie Ecclestone revelou que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, sabiam da sabotagem da Renault (atual Alpine) no GP de Singapura ainda em 2008, o chamado ‘crashgate’. Com base nisso, Massa anunciou que queria investigar se essa confissão de Ecclestone seria motivo suficiente para alterar o resultado final do campeonato em 2008, com uma possível anulação do resultado daquela corrida. Caso o GP de Singapura, que foi manipulado pela Renault, fosse cancelado, a contagem final de pontos no campeonato, daria a Massa mais pontos do que Lewis Hamilton e, portanto, o tornaria o campeão de 2008.
Embora Fittipaldi esteja ao lado de Massa, ele vê chances extremamente pequenas de seu compatriota ter sucesso nessa tentativa. “Sou 100% a favor de Felipe Massa”, deixou claro Fittipaldi. “Eu adoraria se Felipe fosse campeão, principalmente sendo brasileiro, mas é muito difícil reverter isso. Essa é a minha opinião pessoal.”
O campeonato de 2008 foi decidido na última corrida da temporada, em Interlagos. Massa cruzou a linha de chegada em primeiro, mas Hamilton conseguiu ganhar uma posição na última volta, o que resultou no britânico ter um ponto a mais que Massa na classificação final de pilotos. Fittipaldi estava presente naquela corrida e viu tudo acontecer diante de seus olhos.
“Eu estava em Interlagos naquele ano, dentro do box da McLaren, que era a equipe de Lewis Hamilton”, disse o brasileiro. “Quando o Felipe venceu a corrida, só duas pessoas, eu e minha esposa, levantamos e gritamos”, encerrou Fittipaldi.
Fonte: f1mania