Teve início na tarde desta terça-feira (25), o ciclo das rodas de conversa com as instituições e organizações externas à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é o acolhimento de proposições para a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, para os anos de 2024-2028.
Esse primeiro encontro foi destinado às entidades públicas, entre elas as secretarias municipais e estaduais de educação e demais áreas. A atividade aconteceu na sala dos Órgãos Colegiados da UFMT, no Câmpus de Cuiabá.
Para o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, esse momento mostra o compromisso da gestão para o alcance da missão da Universidade. “Com intuito de aproximar a sociedade, inovamos ao incluir na metodologia de construção desse novo PDI as rodas de conversa para um diálogo com as instituições externas”, disse.
“A proposta é sabermos onde podemos, e devemos atuar, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e humano. Essa conversa é necessária para orientação do ensino, pesquisa e extensão que produzimos”, destacou.
O pró-reitor de Planejamento (Proplan) da Instituição, Roberto Perillo Barbosa da Silva, ressaltou que o PDI vem sendo pensado desde o ano passado, com a premissa de refletir um plano que atenda aos anseios da sociedade. “Tivemos o momento inicial de ouvir a comunidade interna, e agora acolhemos as demandas das instituições, associações e outras entidades que se relacionam com a UFMT. Nosso intuito é fazer de fato um planejamento coletivo e participativo”.
Conforme planejamento, as rodas de conversa seguem no próximo dia 02 de maio com instituições e membros da sociedade civil organizada. No dia 10, o encontro será com o setor produtivo de Mato Grosso, e no dia 12 de maio o acolhimento de demandas e contribuições para o PDI encerra com as entidades do entorno dos Câmpus.
Planejamento colaborativo
O professor da UFMT e membro da comissão de elaboração do PDI, Marcus Silva Cruz, destacou que a UFMT é um patrimônio do povo matogrossense e necessita estar articulada e dialogando com a comunidade. “É necessário sabermos o que a comunidade pensa e espera da UFMT, especialmente nesse momento que vivenciamos a ausência de recursos financeiros e outras situações”.
Ele complementou sobre a oportunidade de pensarmos o futuro, o lugar da universidade pública, em especial o lugar da UFMT na sociedade de Mato Grosso. Falou ainda, que após as rodas de conversa a comissão se empenha na redação do PDI, partindo das demandas levantadas das comunidades internas e externas, bem como as proposições das secretarias e pró-reitorias da UFMT.
“Iremos receber outras propostas das unidades, como cursos e ações para os próximos cinco anos. Faremos audiências públicas para o encaminhamento dessa redação do PDI com objetivo de ouvir novamente as sugestões, e após retornar com feedback para a comunidade”, disse, finalizando que o documento será encaminhado para os conselhos superiores da UFMT, em meados de outubro, para discussão e aprovação.
Saiba mais sobre o PDI na página.
Leia mais
Audiência pública discute a elaboração do novo PDI da UFMT
Fonte: ufmt