Em homenagem à história dos açorianos com o Brasil e Santa Catarina, o deputado Volnei Weber (MDB) apresentou uma proposta de moção de aplauso à Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Vila Nova. O título foi aprovado pelos seus pares e entregue aos representantes da entidade nesta terça-feira (4).
A Casa Açoriana completa, em 2023, cinco anos de existência. Instalada em Imbituba, no sul do Estado, a estrutura tem como objetivo oferecer encontros, palestras, apresentações culturais, manifestações folclóricas, culinária típica e ações que promovam a economia social e religiosa. Tudo remonta os 271 anos da chegada dos imigrantes em terras brasileiras. “Isso é uma história longa, uma história que nos alegra e essas pessoas que estão aqui conosco hoje tiveram a oportunidade pelos guerreiros e bravos que desbravaram nossas terras e o nosso espaço, convivendo e estando juntos”, declarou o parlamentar.
De acordo com o historiador Ronaldo Augusto Pires, a Casa retoma a cultura portuguesa e reconstrói os trajetos dos açorianos, e a homenagem só reforça a importância desse legado deixado pelos imigantes. “A ideia é que a escola e a comunidade compreendam essa imigração e o aprendizado deixado pelos portugueses com essa herança que se espalha pelas regiões do Sul, Grande Florianópolis e norte de Santa Catarina.”
Pires também lembrou que a Casa Açoriana é uma das mais antigas do estado e oferece aula de história para quem mora em Santa Catarina. O responsável recebeu de Volnei Weber uma placa alusiva. Durante a entrega da moção, integrantes de grupos folclóricos estiveram presentes como forma de agradecer ao Parlamento pela honraria.
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov