Evento aborda controle social no SUS


Acontece na próxima segunda-feira (17), às 14h, horário de Brasília, o webinário de abertura do curso Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS. O webinário é aberto ao público e será transmitido pelo canal da VídeoSaúde no Youtube, sem necessidade de inscrição. 

O evento é uma realização da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Para a mesa de abertura, o evento conta com também com a presença do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o diretor da ENSP, Marco Menezes, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, o chefe de Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Elyana Souza.

A  coordenadora geral do curso na Escola e pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP), Marly Cruz, e a coordenadora adjunta do curso, do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Juliana Kabad também participam da mesa. 

Em seguida, será realizada a conferência “A participação social no SUS e os desafios da prática do monitoramento e avaliação pelo controle social”, que será ministrada pela assistente social Maria Inês Barbosa, com debate conduzido pelo pesquisador titular da Fiocruz e assessor especial do Ministério da Saúde, Valcler Rangel.

Sobre o curso

O curso já está com as inscrições encerradas. A ação é voltada para os apoiadores técnicos, secretários executivos e conselheiros dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde. O objetivo é formar multiplicadores em Monitoramento e Avaliação (M&A) aplicado ao Controle Social no SUS, de modo a prepará-los para atuarem como apoiadores nos conselhos municipais. 

Deliberada na 16 ª Conferência Nacional de Saúde, a iniciativa integra um amplo projeto de fortalecimento do controle social do SUS, fruto da colaboração entre a Fiocruz e o CNS. A proposta surgiu a partir da necessidade de os conselhos de saúde desenvolverem estratégias para o monitoramento das deliberações na formulação das políticas públicas definidas nas conferências nacionais de saúde. 

Acesse o link para o webinário

*Com informações da ENSP

Fonte: ufmt

Anteriores STF decide sobre negociação prévia de demissões em massa
Próxima Duas pessoas são presas por embriaguez e 32 veículos removidos em operação