Projeto de música abre oportunidades para meninas e mulheres


O projeto  “Meninas em Cordas”  do Programa de Extensão UFMT com a Corda Toda, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já está em atividades. Com uma proposta inovadora de aulas gratuitas de violino, viola de arco e violoncelo para as meninas e mulheres de cinco a 15 anos, a ação teve muito engajamento recebendo mais de 70 inscrições,  e uma equipe composta de seis educadores, sendo três mulheres e três homens.

A coordenadora do Projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu contou que, nos últimos dez anos as meninas não têm tido muito espaço para tocarem em grupos e orquestras, motivo do nascimento do projeto “Meninas em Cordas”. “Nós pensamos em possibilitar um espaço específico para que as meninas se sintam acolhidas, competentes, poderosas para tocarem também”, ressaltou.

A professora explicou também que a entrevista feita com os pais e as meninas foi uma maneira de esclarecer o teor do projeto, conhecer melhor a aluna em potencial e também manejar as expectativas. Rubia comentou sobre a entrevista, “O nosso objetivo com a entrevista é ver quem estamos acolhendo, sempre tendemos a acolher todos quando possível, e com a entrevista que nós temos os elementos para organizar as turmas, os materiais e selecionar o melhor educador para a aluna em potencial”.

O futuro nas cordinhas                 

A coordenadora disse ainda que o projeto, além da representatividade, visa o crescimento emocional e psicológico dessas alunas, buscando trazer uma nova perspectiva ao mundo que elas enxergam e quem sabe até uma carreira profissional na música. “A nossa pretensão é bem ampla. Nós queremos contribuir para uma formação humana mais rica, mais artística, mais sensível e que seja capaz de apreciar os sons do mundo de outra forma”, concluiu a coordenadora.

As aulas acontecem todas as terças-feiras no horário entre às 19h30 e 21h, na Faculdade de comunicação em Artes(FCA), Câmpus Cuiabá. Para mais informações sobre o projeto acesse as redes sociais do UFMT com a corda toda pelo Facebook ou Instagram. Ou pelo e-mail ufmtcomacordatoda@gmail.com. 

Assista a entrevista com a equipe do projeto

Leia mais

UFMT com a Corda Toda realiza projeto para meninas

UFMT é destaque em concurso nacional de violino

Ponto de Encontro reúne diferentes grupos no Teatro da UFMT

Fonte: ufmt

Anteriores Conselho de Saúde convoca integrantes para indicação de novos representantes
Próxima Polícia Penal apreende celulares, chips, drogas e drone na Mata Grande