A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Escola de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), inscrevem até o próximo dia 15, no link, para o curso online “Introdução ao geoparque Chapada dos Guimarães”. A ação tem 120 horas de duração, e oferta 500 vagas gratuitas a toda comunidade interessada.
A ação integra o projeto de extensão da UFMT “Geoparque Chapada dos Guimarães”. A coordenadora de “Qualificação e educação no território do Geoparque de Chapada dos Guimarães” do projeto, professora Flávia Regina Pereira Santos, conta que o curso irá abordar o histórico da proposta do Geoparque, a geoconservação e a geodiversidade.
“Além disso, iremos trabalhar a introdução a geologia, geomorfologia, paleontologia, espeleologia, cultura e história do território. O conteúdo dos 28 geossítios que compõem o geoparque também serão abordados. O curso pela plataforma virtual da UFMT”, ressalta.
A coordenadora explica ainda que o projeto visa desenvolver ações de qualificação, divulgação científica e produção de materiais pedagógicos no território do projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães. “O curso será uma oportunidade de levar informações importantíssimas para diferentes públicos e comunidades em Chapada dos Guimarães. Essa ação fortalece a candidatura do município visando alcançar o título de Geoparque Unesco”, destaca.
A professora complementa que também podem participar do curso os professores, estudantes, pesquisadores, guias/condutores de turismo, empresários e artesãos que se interessam pelo Geoparque Chapada dos Guimarães.
A ação está sendo executada pela UFMT, e na equipe há também professores e pesquisadores do IFMT e membros externos. “Os recursos vêm de um projeto convênio via Uniselva e a Superintendência de Educação Ambiental (Sema) por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual”, finaliza.
Serviço
Curso “Introdução ao Geoparque Chapada dos Guimarães”
Inscrições até 15 de abril de 2023
Fonte: ufmt