Limpurb realiza trabalho diário de prevenção às queimadas com tratores roçadeiras


78090d5dd670a5b369901621d9c1a773

Com o intuito de fortalecer as ações de combate às queimadas dentro do território municipal, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) está atuando em diversos pontos da Capital com tratores roçadeiras. Neste momento, quatro equipamentos deste tipo estão em pleno funcionamento.

Os tratores foram adquiridos seguindo o plano de modernização dos equipamentos utilizados pelo Limpurb, desenvolvido por orientação do prefeito Emanuel Pinheiro. A ideia é que nesse primeiro período, eles sejam utilizados em áreas verdes, canteiros de grandes avenidas, e outros locais que necessitam do trabalho de controle da vegetação.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, explica que o planejamento montado pelo Município, além do combate às queimadas já provocadas, estabelece também uma atuação preventiva para inibir os focos de incêndio. Esse trabalho, ainda de acordo com ele, abrange tanto o perímetro urbano quanto a zona rural de Cuiabá.

“O prefeito Emanuel Pinheiro lançou neste mês o programa Cuiabá Sem Queimadas, que envolve diversas atividades para o combate dessa prática ilegal. Dentro de suas possibilidades, a Limpurb está contribuindo para que possamos ter resultados positivos no enfrentamento dessa situação prejudicial para a saúde pública e ao meio ambiente”, comenta o diretor-geral.

O adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, relata que o trabalho com os tratores roçadeiras é feito diariamente, a partir de um mapeamento que possibilita alcançar as áreas com maior urgência de intervenção. Ele completa ainda que isso é realizado sem gerar qualquer tipo de prejuízo no atendimento de outras demandas.

“Separamos uma equipe especificamente para execução dessa atividade, com servidores treinados para o manuseio com segurança desses maquinários. Ao mesmo tempo, as demais equipes continuam seguindo o cronograma de cuidado com a cidade, chegando aos bairros, parques, praças, avenidas e outros equipamentos públicos”, completa Matos.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

A participação efetiva da população é de suma importância para o sucesso do combate às queimadas em Cuiabá. Além de propriamente não utilizar dessa prática seja para qual for o objetivo, o cidadão pode também ser um agente fiscalizador e denunciar aqueles que cometem esse crime.

A população informar os atos ilegais pelo Disque Denúncia (65) 3616-9614, comandado pela Secretaria de Ordem Pública e que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A Defesa Civil de Cuiabá também disponibiliza os contatos (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 e o Corpo de Bombeiros Militar possui o 193.

 

Anteriores Brincadeira de Sarah Andrade com Bil Araújo gera confusão com ex-namorada
Próxima Pérez explica largada ruim no GP da Bélgica da F1: “Havia algo com a embreagem”