Projeto divulga Câmpus da UFMT para todo Araguaia


Com intuito de divulgar os cursos, ações, estimular o ingresso e permanência de estudantes do ensino médio no ensino superior, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia,  realiza o projeto de extensão “Conhecendo a UFMT Araguaia”. De forma presencial e virtual a proposta objetiva levar informações sobre a Instituição a todas as escolas de ensino médio de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, localizada em Goiás, divisa com a região.

O professor do curso de Direito do Câmpus, e proponente do projeto, Marcel Carlos Lopes Félix, explica que a unidade acadêmica do Araguaia é uma Instituição com mais de 40 anos de atuação na região, e que o projeto é hoje uma ação institucional necessária. “Nosso Câmpus tem as unidades em Pontal do Araguaia e Barra do Garças. Já formamos e continuamos a formar profissionais para diversos locais do Brasil e do Exterior, porém, algumas informações não têm chegado ao público interno e externo com eficácia, especialmente, às escolas de ensino médio da região”, conta o professor, complementando que muitas pessoas acreditam que nunca conseguirão entrar na UFMT Araguaia.

Marcel Carlos Lopes Félix conta ainda que a ideia do projeto iniciou em meados de novembro do ano passado, permeados por diversos motivos, entre eles o desconhecimento de parte da população local sobre o Câmpus, a necessidade de estímulo ao preenchimento das vagas nos cursos de graduação e apoio à informações para a permanência na Instituição.

“Para isso, realizamos a busca de informações a respeito de tudo que a UFMT Araguaia pode proporcionar, como o Restaurante Universitário, bolsas e auxílios, e outros. Em fevereiro deste ano, fizemos diversas reuniões para alinharmos como serão as apresentações. De março a novembro faremos de forma presencial esses encontros com estudantes das escolas dessas cidades mais próximas ao Câmpus, e de virtual com as regiões do Araguaia”, destaca, complementando que haverá também uso das redes sociais para divulgações e ações.

Comunicação necessária com foco na população

O professor Marcel Carlos Lopes Félix acredita que o projeto é uma oportunidade de mostrar à população da região que a UFMT Araguaia é uma instituição de ensino e profissionalização para a sociedade. “Estaremos mostrando os mais de 10 cursos disponíveis em nosso Câmpus, além de informações sobre seu setores, tais como a área administrativa, a assistência estudantil, os projetos de ensino,pesquisa e extensão e diversas possibilidades de acesso a uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada”, ressalta.

Sabendo do compromisso da UFMT para todo estado, o docente destaca ainda a relevância da divulgação e o compromisso com a sociedade. “Precisamos divulgar a Instituição, para demonstrar a importância para nossa região, nacional e internacionalmente. Inúmeras pessoas entram e permanecem em seus cursos em virtude de apoios como as bolsas e auxílios, transporte para o Câmpus. Com isso conseguem se dedicar às atividades e às oportunidades, o que gera bons frutos à comunidade interna e externa, por meio de profissionais qualificados no mercado, projetos de pesquisa que ajudam a ciência e outras áreas. É como forma de retorno do investimento feito na Educação Pública brasileira”, explica.

Como uma proposta institucional, o projeto conta com apoio da comunidade interna da UFMT. “ Temos grande adesão,apoio e auxílio, de docentes, estudantes, técnicos ,Diretório Central de Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas, Projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa, dentre outros. Coordeno a equipe que iniciou com 40 membros da Equipe Executora, mas que ofertará novas vagas esse mês devido à procura e interesse”, conta o professor, finalizando com pedido de apoio de todos para acompanhar e divulgar a rede social Instagram da UFMT, e do Câmpus do Araguaia.

Fonte: ufmt

Anteriores Comissão apresenta resultado da consulta sobre o PDI
Próxima Pesquisa aponta maior incidência de doenças em refugiados