MARCO CALEJO
HOME OFFICE
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Câmara Municipal de São Paulo abriu o Plenário 1º de Maio na tarde desta quinta-feira (9/3) para prestar homenagens. A Sessão Solene foi criada na Casa para homenagear as vereadoras em exercício e mulheres de destaque. A solenidade, prevista na Resolução n° 1, de 8 de novembro de 2000, foi presidida pela vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO).
A solenidade foi criada na Casa para homenagear as vereadoras em exercício e mulheres de destaque. Presidente da sessão, a vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) discursou na tribuna do Plenário. “Estamos no mês de março, momento em que devemos renovar a nossa determinação na luta por nossos direitos. Mas, também, tempo de reconhecer a necessidade de um mundo onde as mulheres tenham mais oportunidades e ressaltar que temos ocupado espaços, e com o nosso olhar diferenciado temos levado mais paz, igualdade, amor e respeito por onde passamos”.
A parlamentar também aproveitou para pedir união às mulheres e cobrar das autoridades o endurecimento das leis. “A mulher tem que ter respeito. Existem inúmeras leis, a cidade de São Paulo é uma das que mais tem leis que beneficiam a questão da violência contra a mulher. Muitas delas temos que melhorar, temos que vigiar, temos que cobrar os órgãos públicos para que estas leis realmente sejam cumpridas como se deve”.
A promotora de Justiça Fabíola Sucasas Negrão Covas também subiu à tribuna para falar sobre o Dia Internacional da Mulher. “Essa ambição do dia 8 de março permanece viva nos dias de hoje, porque embora sustentada por tratados internacionais de que temos o direito à igualdade de gênero, que se constitui por um primado básico da nossa Constituição Federal, nós ainda enfrentamos as expressões da desigualdade de gênero, que seguem preocupantes, muito preocupantes”.
Após a fala da Fabíola, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Flora Maria Nesi Tossi Silva foi convidada a discursar. Ela defende uma sociedade melhor, igualitária e justa. “No âmbito do Tribunal de Justiça, há 34 anos quando eu ingressei, havia pouco mais de dez mulheres na magistratura. Hoje em dia, são praticamente 45% de mulheres que ingressam no concurso da magistratura. Já estamos próximos de uma igualdade de gênero no ingresso, e desde 2004 tem tido esta praticamente paridade de gênero no ingresso”.
Representando o governo paulista, a vereadora licenciada da capital e atual secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, disse que tem a missão de cuidar e garantir segurança às mulheres. “Nós precisamos diminuir os números e os índices das mulheres que vivem inseguras porque os seus agressores podem estar na esquina elas saírem do trabalho, precisamos responsabilizar e punir o agressor que fica importunando a mulher, que fica aguardando essa mulher sair para ir na padaria comprar pão para agredi-la, para ofendê-la”.
O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), também participou da sessão. Ele estava acompanhado da esposa, Regina Nunes, uma das homenageadas da tarde. Da tribuna, o chefe do Executivo falou sobre a tradição da Câmara em promover um evento para comemorar o Dia da Mulher.
“Muito importante ter esse evento, já é uma tradição aqui na Câmara Municipal, fazer homenagem às mulheres. Tantas e tantas mereciam as homenagens, mas aqui é mais um simbolismo da importância que esta Casa dá, que é a Casa do povo, em não deixar passar em branco, batido, uma situação fundamental que é o reconhecimento do trabalho das mulheres para a nossa cidade”.
Ricardo Nunes destacou ainda algumas propostas aprovadas na Câmara Municipal de São Paulo que beneficiam as mulheres da cidade. Entre os projetos, o prefeito citou o Auxílio Ampara, criado para pagar até um salário-mínimo a crianças e adolescentes órfãos em decorrência do feminicídio – assassinato de mulheres cometido em razão do gênero. “Mandamos o projeto aqui para a Câmara, que aprovou rapidamente”.
Outro projeto destacado por Ricardo Nunes trata do programa de acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica no município de São Paulo. A matéria foi sancionada no início deste ano. “Sancionamos o projeto, que é originário daqui (da Câmara Municipal de São Paulo”.
Mulheres na Câmara
Dos 55 parlamentares do Parlamento paulistano, 11 são mulheres, sendo que duas delas são presidentes de Comissões. A vereadora Sandra Santana (PSDB) preside a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa). Já a vereadora Edir Sales (PSD) está à frente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes.
O Portal da Câmara disponibiliza um hotsite exclusivo com notícias relacionadas às mulheres e os projetos aprovados na Casa que as beneficiam. Durante a solenidade, a Presidência da Casa, os comandos da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Metropolitana), além de parlamentares, condecoraram mulheres da sociedade paulistana.
Confira abaixo as homenageadas da Sessão Solene e clique aqui para acessar o álbum da solene no Flickr da Câmara::
– A vereadora Edir Sales (PSD) homenageou a primeira-dama da cidade, Regina Nunes;
– A vereadora Elaine do Quilombo (PSOL) homenageou a Sueli Carneiro;
– O vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) homenageou a primeira-dama do Estado Cristiane Freitas;
– A vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) homenageou a Isabella Suplicy Simonsen;
– O vereador Camilo Cristófaro (AVANTE) homenageou a Leda do Carmo Lima;
– O vereador Isac Félix (PL) homenageou a Meire Marcia de Jesus;
– O vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE) homenageou a Maria Cassiodoria Lourdes Gois;
– O vereador Eliseu Gabriel (PSB) homenageou a Silvia Osso;
– A vereadora Jussara Basso (PSOL) homenageou a Karoliny de Araujo Maciel;
– A vereadora Sandra Santana (PSDB) homenageou a Maria Antonieta Carneiro;
– O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) homenageou a Suely May;
– A vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) homenageou a Iya Cláudia Rosa;
– O vereador Senival Moura (PT) homenageou a Cida Perez;
– A vereadora Cris Monteiro (NOVO) homenageou a Luciana Temer;
– A vereadora Ely Teruel (PODE) homenageou a Meire Galvão;
– A vereadora Luana Alves (PSOL) homenageou a Juliana Iemanjara;
– A Presidência da Câmara homenageou a Maria Arminda Gonçalves Pinto, que trabalha na Presidência;
– A GCM (Guarda Civil Metropolitana) homenageou a Subinspetora Berenice Fatima dos Santos;
– A PM (Polícia Militar) homenageou a Cabo Lídia Pereira dos Santos.
A Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher está disponível abaixo: